Como já mencionado em nosso artigo sobre a Importância da autonomia no desenvolvimento das crianças, a autonomia é um passo muito importante para o desenvolvimento dos pequenos. É por meio dela que se desenvolve a independência necessária para, quando chegar à vida adulta, tomar suas próprias decisões.
É na infância que aprendemos coisas que levaremos para o resto de nossas vidas, por isso, o desenvolvimento da autonomia é tão vital para as crianças, já que são inúmeros benefícios que auxiliarão tanto em suas habilidades socioemocionais como nas habilidades cognitivas.
Separamos 3 dicas para desenvolver a autonomia do seu filho. Confira:
1. Guardar seus brinquedos
Guardar os brinquedos é uma atividade que pode ser desenvolvida por todas faixas etárias. É uma parte da rotina dos pequenos que eles conseguem aproveitar e entender que se ficarem bagunçado a casa ficará desorganizada.
2. Arrumar a mochila da escola
Saber as coisas necessárias para levar para a sala de aula também ajuda no desenvolvimento cognitivo das crianças, e se torna prazerosa com o tempo.
3. Arrumar a cama ao acordar
Como dizem os ditados populares, “o dia só começa depois de arrumar a cama”. Fazer as crianças entenderem isso e arrumarem sua própria cama tem uma importância no desenvolvimento de sua autonomia.
Além dessas 3 coisas básicas da rotina que podem ser feitas pelas crianças, também podemos mencionar outros hábitos que podem ser começados a se desenvolver, como por exemplo comer sozinho, mesmo que façam muita bagunça.
Se alimentar sozinho ajuda também no entendimento dos pequenos em seu próprio corpo, sabendo quando estão satisfeitos e quando estão com fome, além de auxiliar no diálogo entre os próprios e os pais.
Ensinar os pequenos a tomar banho sozinho também é um hábito válido para ser desenvolvido. No começo, podem ser coisas básicas, como explicar passo a passo do banho dos pequenos, as ordens de uso dos produtos e as quantidades necessárias de cada um, até que eles se sintam confiantes para fazer isso sozinho.
Algumas brincadeiras também ajudam na autonomia dos pequenos, incentivando o pensamento crítico e o raciocínio rápido. O quebra-cabeça é uma delas. Outro exemplo é utilizar livros interativos, onde a criança pode usar sua imaginação para contribuir para a história.
É importante deixar claro para os pequenos os prós e contras da tomada de decisões sozinhos, e fazê-los entender que a frustração existe e ela vai acompanhar até a vida adulta.
Com calma e paciência, os pais vão acostumando a ver seus filhos tomando suas próprias decisões e as crianças vão conseguir fazer da rotina um lugar para se evoluir e para se desenvolver.