5 Sinais de atraso no desenvolvimento infantil: Tudo que você precisa saber sobre estes sinais

Muitos pais não sabem, mas as crianças costumam apresentar marcos esperados de desenvolvimento, os quais podem ser notados desde o nascimento da criança até os seus 12 anos. Estes marcos auxiliam a notar o desenvolvimento da criança, do seu raciocínio lógico e da sua função cognitiva. Contudo, existem sinais que acabam mostrando um certo atraso nesse desenvolvimento, os quais são bem preocupantes, já que podem indicar o desenvolvimento ou a presença de alguma síndrome ou outra anormalidade. Tendo isso em mente, inúmeras pesquisas em busca dos 5 sinais de atraso no desenvolvimento infantil estão sendo realizadas na atualidade.

Contudo, devemos lhe atentar que não existem somente 5 sinais, mas sim vários outros, os quais devem fazer parte dos conhecimentos gerais de todos os pais, e pensando nisso, nós da equipe Cycle School separamos todas as informações referentes aos 5 sinais de atraso no desenvolvimento infantil no artigo abaixo.

Quais são os principais sinais de atraso no desenvolvimento?

Bom, pode-se dizer que os sinais de atraso no desenvolvimento acabam se alterando de acordo com a idade da criança, e é exatamente tal ponto que você deve se atentar. Talvez você acabe observando uma reação um pouco quanto estranha por parte do seu filho, entretanto, é possível que para a idade dele, tal reação seja completamente comum e esperada. Lembre-se, os sinais sempre são baseados de acordo com a idade.

Com isso, finalmente chegou o momento de lhe mostrarmos 5 sinais de atraso no desenvolvimento infantil, os quais devem sempre estar ao seu alerta, para assim, buscar ajuda profissional o mais breve possível caso acabe percebendo. Estes sinais são:

  • Hipotonia: músculos fracos e postura decaída até 6 meses;
  • Dificuldade de sustentar a própria cabeça aos 3 meses;
  • Não conseguir se sentar sozinha aos 6 meses;
  • Não começar a engatinhar antes dos 9 meses;
  • Não andar sozinha antes dos 15 meses.

Outros sinais que também podem aparecer

Agora é um fato que você já conhece um pouco mais a fundo os 5 sinais de atraso no desenvolvimento infantil que devem sempre fazer parte da atenção dos pais, entretanto, devemos dizer que apenas estes 5 sinais não são o suficiente para garantir que o seu filho terá um desenvolvimento saudável. Portanto, separamos mais alguns pontos que os pais devem estar atentos a todo momento, sendo eles:

  • Não fazer contato visual até 18 meses;
  • Não responder quando chamado pelo nome até os 18 meses;
  • Não conseguir entender instruções simples até os 2 anos;
  • Não sorrir quando olha para outra pessoa até 18 meses;
  • Não saber expressar quando tem fome, sente frio ou precisa de algo até 3 anos.

Quando os pais devem começar a se preocupar?

Bom, vale dizer que os sinais acima devem fazer parte da atenção dos pais, entretanto, eles não significam alguma irregularidade ou problemas graves, já que muitas crianças apresentam um crescimento de forma não linear, e consequentemente reagem a algumas situações de tais maneiras.

Tendo isso em mente, pode ficar tranquilo de primeiro momento caso você note algum desses sinais no seu filho. O mais interessante é levá-lo em algum médico e informá-lo sobre o que foi observado, para que assim, sejam feitos os exames e análises necessários para descobrir se tudo está em ordem.

Entretanto, devemos lhe atentar caso você acabe notando a presença de dois ou mais dos 5 sinais de atraso no desenvolvimento infantil em conjunto, já que tal situação passa a ser um pouco mais preocupante. Caso você note tal situação, é fundamental se dirigir ao profissional que acompanha o crescimento do seu filho, o mais breve possível, para que assim, o mesmo possa ouvir e analisar as observações que você teve.

Com tais informações, o profissional poderá tomar um caminho para características e identificar caso realmente exista algum problema que esteja ocasionando no atraso de desenvolvimento do seu filho. Além de identificar, também será possível que o mesmo indique qual a melhor alternativa e caminho que pode ser seguido, dando início o mais breve possível no tratamento dos sintomas.

Com isso, finalmente podemos afirmar que você já está por dentro de tudo que é necessário para conseguir identificar os 5 sinais de atraso no desenvolvimento infantil mais preocupantes, além de já saber como agir caso estes sinais sejam notados.

Compartilhe isso :