A autonomia é um passo muito importante para o desenvolvimento da criança. É por meio dela que se desenvolve a independência necessária para, quando chegar à vida adulta, tomar suas próprias decisões.
Muitas vezes, a autonomia não é incentivada pela família, o primeiro contato com a sociedade que as crianças têm. E isso acaba afetando os outros ambientes em que os pequenos frequentam, como a escola.
Quando as crianças recebem todo o tipo de ajuda em casa, quando chegam à escola ou em outro ambiente em que são expostos a situações que precisam de uma maior autonomia, como fazer uma atividade sozinha ou até mesmo as coisas mais simples, como ir ao banheiro ou lavar as mãos, elas acabam ficando perdidas e inseguras, ou esperando que outra pessoa venha e o faça por ela.
Em uma pesquisa da Universidade de Montreal, os dados apontam que quando a família estimula a autonomia da criança, ocorre um impacto positivo na função executiva, que abrange a memória de trabalho, raciocínio, a capacidade de resolução de problemas e a flexibilidade de tarefas.
Além desses benefícios, outras áreas também são afetadas positivamente, como no desenvolvimento da cidadania, na capacidade de pensar por conta própria, em tomar decisões sozinhas, na autoconfiança e na autoestima.
Autonomia no ambiente escolar
O ambiente escolar também é afetado pela autonomia das crianças. Quando exercitada em casa, a criança se sente mais confiante em se desafiar e, quando acontecer de errar, ela não vai se sentir insegura ou envergonhada.
A autonomia também ajuda no desenvolvimento da inteligência emocional dos pequenos, e ao realizar atividades do dia a dia, aumenta a persistência, além da psicomotricidade e do desenvolvimento cognitivo acelerado.
As crianças que tem a sua autonomia desenvolvida também apresentam melhores habilidades sociais, entre tantos outros benefícios.
Os passos para ajudar a desenvolver a autonomia nos pequenos não são difíceis, mas precisam contar com muita paciência e ajuda dos pais nesses momentos.
O começo pode ser bem simples, como deixa-los guiar os próprios cuidados de higiene, ou até mesmo deixa-los escolherem suas próprias roupas (dentro de opções que fazem sentido com o clima da cidade, por exemplo).
Esses benefícios vão ser carregados pelo resto de suas vidas. A habilidade de fazer suas próprias escolhas e de resolver seus problemas e dilemas, adquirida desde cedo, vai fazer diferença no futuro onde tudo que encontramos é mais intenso e a cobrança exigida é maior e mais complexa.
Por isso, incentive a autonomia dos seus filhos, para que se torne um adulto confiante de suas escolhas, vontades e opiniões.