A infância é um período repleto de descobertas, experiências e novos aprendizados com a convivência social, que ajudarão a formar o indivíduo e afetar a forma como eles veem o mundo e se enxergam nele.
Durante os primeiros anos de vida, as pessoas com quem se convive afetam diretamente em sua vida! Sabendo desse impacto das relações na infância, separamos cinco formas de incentivar essas relações, que podem ajudar a evolução das crianças.
Desenvolvendo relações na infância
Comunique-se
Ensinar as crianças a se comunicar é a chave para um desenvolvimento saudável. Com paciência, o diálogo ajuda no desenvolvimento a também a entender o que estão sentindo e de que modo eles conseguem colocar esses sentimentos para fora, e assim com mais disponibilização na vida adulta, a adquirir inteligência emocional, saber lidar com a pressão da vida com mais afinco, e a encarar seus desafios.
Incentive brincadeiras em grupo
As brincadeiras ensinam muito nesses primeiros anos de vida, já que em muitas vezes o primeiro contato da criança com uma cor, uma forma, um som, é feito por algum brinquedo. Aprender a trabalhar em equipe desde cedo os ensina a construir relações respeitosas e como a comunicação vai ter um papel importante durante toda a sua vida. Com os vínculos criados, elas vão entender e a gostar de dividir, a se divertir com outras pessoas, a se respeitar e a respeitar os outros.
Matricule seu filho o mais cedo possível em uma escola
As relações entre as crianças se mostram essenciais já que elas estão descobrindo um lugar totalmente diferente, e conseguem se ver um nos outros e se ajudarem, mesmo que indiretamente, a entenderem esse turbilhão de novidades que é a nossa vida. O ambiente escolar é um dos ambientes mais importantes para esse aprendizado, e o local mais propicio para as interações sociais e o começo de uma vida em sociedade.
Ensine a ouvir para fortalecer as relações na infância
Incentivar a ouvir mais o que os outros têm a dizer ajuda as crianças a crescerem com uma capacidade empática, que muitas vezes acaba perdida com o tempo, se não forem colocadas em prática. Ensine-as a respeitar o que o outro está sentindo, e até mesmo conte a elas os seus próprios sentimentos, e verá no futuro uma pessoa tolerante, que sabe escutar, debater e respeitar opiniões divergentes de maneira saudável.
Crie um ambiente seguro emocionalmente
Muitas pessoas, na vida adulta, enxergam seus sentimentos como bobagem e guardam essas coisas para si exatamente por não terem sido incentivados ou por não se sentirem validos ao falar como se sentiam na infância. Então, para o seu filho, tente criar um ambiente confortável e seguro para esse momento de desabafo, onde ele se sinta bem e acolhido pelas pessoas que são as mais importantes para eles nesse momento.
Assim, as primeiras experiências vividas podem ser tiradas com o máximo de proveito pelos pais e pelas crianças.