Na jornada de formação educacional das crianças é comum surgir o questionamento de como a família e a escola podem unir-se para obterem sucesso nessa missão. No senso comum, há a ideia de que é dever da escola educar as crianças, porém isso não é verdade.
O primeiro contato das crianças com o social, ou seja, com outras pessoas diferentes delas, acontece em casa. É com a família que os valores, princípios e visões de mundo são adquiridos e o dever da escola é fornecer conhecimento, instrução e disciplina para os pequenos.
Portanto, o ideal é ocorrer uma integração entre escola-família, para que o que é ensinado em casa seja reforçado na escola e vice-versa, contribuindo para que a educação se desenvolva de maneira natural para as crianças.
Escolha da escola: uma decisão importante
O primeiro passo para que esse alinhamento ocorra é no processo de escolha da escola. Considerando que as crianças irão passar a maior parte do tempo no ambiente escolar, é fundamental que a instituição de ensino escolhida pelos pais esteja alinhada com os valores do núcleo familiar.
Se a família acredita que a melhor maneira de aprender seja na prática, por exemplo, não faz sentido inserirem os filhos em uma instituição que foque excessivamente em teoria. Se esses pontos fundamentais da proposta pedagógica não estiverem alinhados com o objetivo da família, em algum momento um conflito será gerado, resultando apenas em mais estresse e frustração para as crianças.
Contribuição da família
O papel da família nessa missão é acompanhar a criança no seu processo de desenvolvimento e oferecer apoio, carinho, suporte emocional e valores morais. Uma criança que encontra em casa uma base de apoio, com certeza irá crescer mais saudável e com um caráter melhor formado.
Acompanhar de perto as atividades que os filhos realizam na escola e conversar sobre o dia-a-dia dos pequenos, pode ajudá-los a criar confiança em si mesmos e não se sentirem sozinhos no seu processo de formação (que por diversas vezes pode parecer assustador, pela demanda e variedade de atividades e disciplinas).
Apesar disso, é necessário comentar que a realidade nem sempre é assim, já que muitos pais vivenciam jornadas de trabalho extensas no dia-a-dia e não possuem tempo para dar toda a atenção que gostariam para as crianças. Por isso, busque por agentes facilitadores para acompanhar da melhor maneira a rotina escolar. Agendas virtuais, aplicativos da escola e até mesmo o contato telefônico com a instituição, podem contribuir para que os pais não se sintam tão afastados da vida escolar dos filhos.
Contribuição da escola
O papel da escola nesse trajeto educacional é justamente oferecer conhecimento acadêmico e social, além de acompanhar de perto o desenvolvimento da criança, posteriormente detalhando-o para os pais.
A escola deve oferecer propostas e alternativas para que a criança absorva da melhor forma o conhecimento, já que cada uma aprende da sua maneira. A relação com a família também é um ponto fundamental, pois ambos os núcleos (familiar e escolar) necessitam estar conscientes de tudo que ocorre na vida dos pequenos.
Portanto, para que a educação passada pela família esteja alinhada com a escola é necessário levar em consideração quatro pilares principais: concordância de valores, participação, envolvimento e, principalmente, comunicação entre os núcleos.