Como escolher um berçário para o meu filho?

Em razão de diversos motivos, há famílias que necessitam colocar os pequenos na escola desde cedo e é por isso que existem os berçários. Um local em que os profissionais se dedicam a muito mais do que apenas cuidar do bebê e atender suas necessidades básicas, mas também estimulá-lo a aprender e se desenvolver através de diferentes formas.

A escolha do berçário ideal para colocar seu bebê deve ser feita após uma série de análises, afinal, é o local e as pessoas que a vida do seu filho será confiada. Além disso, é necessário tomar a decisão considerando as necessidades do bebê e os objetivos da família.

Ou seja, a escolha do berçário é muito importante e hoje trouxemos algumas dicas de como escolher o ideal para a criança:

Visitação

Antes de decidir em qual berçário o bebê será colocado, o ideal é realizar visitas em diversos lugares. Conhecer diferentes escolas e propostas pedagógicas é importante para alinhar o objetivo dos pais com o da instituição.  Apesar de serem bebês e ainda não terem atividades focadas no intelectual, são estimulados desde essa idade a se desenvolverem no âmbito social, motor e neurológico.

Portanto, buscar por berçários que atendam as necessidades dos pequenos de forma cuidadosa e segura além de promoverem o desenvolvimento de cada um por meio de brincadeiras, interações e atividades é o primeiro passo a ser seguido.

Infraestrutura

Além da análise da proposta pedagógica é necessário avaliar a estrutura e o local em que o bebê ficará. Espaço amplo e seguro, ambientes segmentados (por exemplo: área de banho, alimentação, brincar, etc) e higiene são pontos fundamentais para serem avaliados no recinto que o bebê irá ficar durante o período escolar. Além disso, é necessário conferir se a instituição segue as leis de medidas de prevenção e combate a incêndios e se o espaço segue com padrões de segurança (monitoramento por câmeras, profissionais de segurança, saídas de emergência, etc).

Ademais, um berçário que possua áreas externas para levar os bebês ao ar livre, boa iluminação e ventilação, além de uma natureza próxima (presença de árvores, plantas e flores no geral) deve ser priorizado pelos pais, já que esse contato com o externo, gera estímulos muito benéficos no desenvolvimento das crianças.

Equipe

Avaliar os profissionais que irão cuidar do seu filho no berçário é muito importante, serão eles que irão assegurar ao bebê: o alimento, lazer, afeto, descanso e aprendizado. Além das berçaristas é importante avaliar a equipe como um todo: pedagogos, diretores, auxiliares e outros profissionais que estejam envolvidos na instituição e que afetem de alguma forma a rotina do bebê. Cada um, apesar de muitas vezes não estarem envolvidos diretamente com as crianças, irão contribuir de alguma forma no crescimento dela.

Além disso, conferir quais profissionais a instituição contrata e disponibiliza para atender o bebê e a família também é um ponto a ser considerado, pois a presença de nutricionistas e psicólogos, por exemplo, podem contribuir muito no desenvolvimento da criança.

Alimentação e Cuidados Gerais

Como comentamos acima, a presença de psicólogos e nutricionistas em um berçário, é de grande valia, já que esses profissionais podem contribuir muito no desenvolvimento dos bebês.

O nutricionista pode montar o cardápio adequado para atender as necessidades específicas das crianças nessa idade e promover uma alimentação balanceada e ideal para os bebês (que já iniciaram o processo de introdução alimentar).

Um berçário que tenha uma rotina estabelecida, com horários para as atividades e que cuide de maneira instruída e afetuosa dos bebês, sempre deve ser melhor avaliado do que outros.

Localização

Priorizar a localização do berçário também é importante, quanto mais perto dos responsáveis do bebê a escola for, mais fácil será para a família se adequar a rotina no dia-a-dia. Além disso, caso um imprevisto ou emergência ocorra, a proximidade da escola pode ajudar muito nesses momentos.

Além disso, optar por um bairro seguro e benquisto, deixa a família mais tranquila para deixar o bebê na escola. Afinal, imagina ficar pensando o dia todo se seu filho está bem? Seria uma tortura, por isso o ideal é escolher o local que sabe que o bebê está sendo bem cuidado e protegido.

Mensalidade

Por último, é o momento de avaliar a mensalidade da instituição. Uma mensalidade considera diversos fatores, como: número de alunos, funcionários, despesas, investimentos, impostos, serviços, etc. Portanto a família deve avaliar se a escola corresponde com o que cobra de seus contratantes.

Atentar-se a Lei da Mensalidade Escolar, que regulamenta a prática de cobrança em instituições de ensino também é importante para não cair em golpes.

Portanto, esses são alguns fatores básicos que devem ser considerados por uma família antes de um berçário ser escolhido para acolher os seus pequenos. Quer saber mais sobre nosso berçário? Confira nossa proposta e infraestrutura.

Compartilhe isso :