O acompanhamento psicológico é muito importante na vida do ser humano, pois além dos aspectos físicos, é necessário cuidar da saúde mental. É ela que nos permite lidar com nossas emoções e conviver socialmente.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) caracteriza o conceito de saúde como um “estado de bem-estar físico, mental e social” e muito mais do que apenas a ausência de doença. Ou seja, estar saudável mentalmente é primordial para vivermos bem e com plenitude.
Dessa forma, é necessário divulgarmos a importância de cuidar da saúde mental e como o acompanhamento psicológico é essencial na vida de todos nós. Quando crianças, o ato de lidar com as emoções e dilemas torna-se ainda mais complexo, pois não há um conhecimento por parte dos pequenos do que significa cada sentimento, de que forma eles nos influenciam e como agir quando eles nos acometem.
Portanto, ter uma psicóloga para acompanhar as crianças, principalmente na escola, onde os pequenos passam a maior parte do tempo em convívio social, é fundamental para que a infância ocorra de forma saudável e feliz.
Um apoio na jornada educacional
A jornada do ensino infantil é uma montanha-russa de altos e baixos, tanto na vida das crianças como na dos pais. Um mundo novo é apresentado para os pequenos e nesse caminho, é necessário oferecer apoio e abordagem adequada para garantir um bom processo pedagógico.
Novos aprendizados são absorvidos pelas crianças todos os dias, desde o momento que chegam na escola até a hora de ir embora. Nesse período, em que a criança (principalmente da educação infantil) está aprendendo novos conceitos, realizando atividades diferentes das habituais, vivendo novas experiências e interagindo com os colegas todos os dias, é de extrema importância o acompanhamento do psicólogo, pois esse profissional pode auxiliar e ser um apoio para os momentos difíceis.
Cada criança aprende da sua maneira e possui seu próprio tempo para adquirir o conhecimento. O psicólogo junto com o professor, através da observação, pode perceber e determinar de que maneira cada aluno atinge seu desenvolvimento e adequar as atividades e abordagens de forma que eles consigam aprender eficientemente.
Uma escola que trata e aborda o conhecimento da mesma maneira para os alunos, não compreende que cada um possui sua individualidade e seus próprios caminhos para aprender algo novo. Na Cycle isso é compreendido e por isso a proposta sociointeracionista é aplicada. Dessa forma a presença do psicólogo é primordial, pois ele irá ajudar os professores a encontrar a forma mais eficiente de passar o conhecimento para cada criança.
O psicólogo educacional atua muito mais do que apenas na área emocional dos alunos, mas também na proposta pedagógica da escola.
Aconselhamento familiar
As crianças refletem em seus comportamentos, o que veem e escutam em casa. A relação da família influencia muito no emocional dos pequenos e se algo não vai bem no núcleo familiar, isso é espelhado no desempenho escolar.
Ao perceber e observar algum comportamento diferente, a professora alerta a psicóloga e através da observação, ela analisa o que pode estar atrapalhando o bem-estar de determinado aluno. O ato da comunicação escola-família torna-se essencial nesses momentos, já que para a escola poder ajudar os pequenos, o apoio da família é primordial.
Essa atitude é fundamental, pois se existe algum fator que atrapalha a jornada educacional do aluno, é necessário resolver, para assim garantir que a criança possa viver sua infância e se desenvolver de forma tranquila e saudável.
Como o acompanhamento psicológico ocorre na Cycle?
Na Cycle, o auxílio pedagógico é feito por nossa psicopedagoga Mariana Reina. O profissional de psicopedagogia auxilia principalmente a identificar problemas que dificultam o processo de aprendizagem dos alunos.
A psicologia escolar ajuda no processo ensino-aprendizagem e contribui para melhores relações dentro da instituição.
Através do contato direto com as professoras, a psicopedagoga recebe orientações sobre quais alunos ela deve se atentar e observar no dia-a-dia escolar. Ela não realiza atendimentos individualizados, como uma consulta psicológica, mas faz uma triagem sobre como agir e abordar os dilemas com determinados alunos que necessitam de seu auxílio.
Portanto, ter um profissional na escola que compreenda de forma eficaz as necessidades dos alunos, faz uma grande diferença na jornada de aprendizado de cada um.