A saúde mental é um tema que já vem sendo discutido há muito tempo, e que ganhou mais destaque em função da pandemia.
Porém engana-se quem pensa que são apenas os adultos e idosos que sofrem com distúrbios emocionais, psicológicos e comportamentais. As crianças também!
A infância e a adolescência são momentos cruciais para que desenvolvamos uma boa saúde mental. Mas como podemos proporcionar isso aos nossos pequenos?
A Cycle International School preparou este artigo cuidadosamente para orientá-los sobre os cuidados com a saúde mental da criança. Leia-o atentamente e confira como:
O que é saúde mental?
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), saúde mental é “um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade”. Ou seja, vai muito além do que a ausência de doenças mentais.
Ainda segundo a OMS, as estatísticas apontam que esses problemas impactam diretamente em outros aspectos da vida, gerando perda de produtividade, cansaço, tristeza, absenteísmo, entre outros.
No caso da criança, isso é muito mais preocupante, pois é justamente na infância que a saúde mental deve ser prioridade, pois os impactos psicológicos sofridos durante essa fase vão afetar direta e significativamente em sua formação e ações no futuro.
A Saúde Mental da criança
Saber lidar com a saúde mental da criança é um dever dos familiares e educadores, pois todos influenciam diretamente em seu desenvolvimento psicológico.
Por menores que sejam os acontecimentos, eles são capazes de impactar diretamente na compreensão de mundo da criança e sobre ela mesma.
Em uma estimativa realizada, apontou-se que uma em cada quatro a cinco crianças apresenta algum tipo de transtorno mental. Dados muito preocupantes!
No Brasil, ainda não há estudos concretos sobre isso, porém pondera-se que de 7 a 20% da população infantil sofra de algum dos seguintes transtornos:
- Ansiedade;
- Depressão;
- Agressividade;
- Irritabilidade;
- Timidez exagerada;
- Apatia;
- Baixa autoestima;
- Transtornos de conduta;
- Pesadelos frequentes;
- Desconfiança em outras crianças e nos próprios pais;
- Esquizofrenia;
- Transtorno afetivo bipolar;
- Falta de vontade de ir à escola ou de realizar atividades prazerosas;
- Distúrbios alimentares;
- Deficiência intelectual, entre outros.
Estejam atentos aos sinais de que algo não anda bem e procurem ajuda profissional o quanto antes. Cuidar da saúde mental da criança é fundamental!
Cuidados com a Saúde Mental da criança
A melhor forma de cuidar da saúde mental da criança é, literalmente, olhar para ela e perceber todos os seus comportamentos e zelar por um ambiente acolhedor e aberto à escuta.
As causas mais comuns que culminam em doenças mentais em crianças são, em sua grande maioria: Bullying, excesso de exposição às telas (uso frequente de celulares, tablets, computadores, televisão), falta de afeto, cobranças exageradas por parte da família, traumas e violência (psicológica, física, sexual).
Confira alguns meios de colocar isso em prática para que a criança conviva em um ambiente mais acolhedor e propício para um desenvolvimento positivo:
1) Permita que a criança se expresse
Conscientize-se de que as crianças também possuem sentimentos e que precisam expressá-los. Muitas vezes, elas não conseguem fazê-lo por meio da fala, então transbordam suas emoções através de outros meios.
É fundamental que os pais compreendam isso e que permitam que a criança se expresse e, caso necessário, conversem com elas sobre suas atitudes. Esteja aberto ao diálogo e sempre dê espaço para que eles se abram com você.
2) Seja verdadeiro e não esconda o que está havendo
Crianças são perspicazes e sabem muito bem quando algo não está indo bem. Esconder o que está havendo pode colaborar para que elas desenvolvam sentimentos negativos, como culpa e solidão, por exemplo.
Compartilhe os acontecimentos familiares e externos com seus filhos, mas conversem com muita cautela, utilizando uma linguagem que a criança entenda. Também esteja aberto a responder as perguntas que as crianças tiverem após escutarem suas explicações.
3) Promova o sentimento de pertencimento familiar
Isso é crucial para a saúde mental da criança, pois possibilita que ela se sinta segura e desenvolva vínculos afetivos saudáveis com seus pais, amigos e outras pessoas com as quais convive.
4) Evite sobrecarga menta
Por mais que algumas atividades sejam educativas e culturais, podem acabar se tornando obrigações. Se nós, adultos, sofremos com a correria e a falta de tempo livre, imagine uma criança. Esteja sempre atento ao tempo livre da criança.
5) Diminua o tempo que a criança passa e frente à tela
Diversos estudos apontam que o excesso de tempo em frente às telas prejudica não apenas o sono, como também altera o humor, reduz a capacidade cognitiva e aumenta a possibilidade de sedentarismo.
6) Crianças precisam de rotina
As crianças precisam de uma rotina para aprenderem a colocar ordem no mundo. Estabeleça uma hora certa para dormir, para acordar, para se alimentar, para tomar banho, etc. O sono é fundamental na primeira infância, pois durante ele, o cérebro concretiza as memórias do dia.
7) Leitura
Leia para o seu filho e permita que ele também o faça para você. O hábito da leitura fortalece o vínculo afetivo, ajuda a lidar com as emoções e contribui para o raciocínio, além de permitir o aprendizado da linguagem, estímulo à atenção e à memória.
8) Resolva conflitos e mostre os caminhos à criança
Conflitos, em sua grande maioria, são estressantes e nos tiram do sério. É nosso dever ensinar as crianças a lidar com isso e que o diálogo é o melhor meio de chegar a um acordo. Isso pode acalmá-las e incentivá-las a tentar resolver seus próprios conflitos com base na conversa.
9) Seja exemplo
As crianças aprendem muito através da observação. Logo, antes de apontar defeitos em seu filho, lembre-se de que ele age de acordo com as suas próprias atitudes. Com bons exemplos vindos de nós, adultos, as crianças lidarão melhor com as questões do dia a dia.
Gostou das nossas dicas de como cuidar da saúde mental da criança? Então fique atento ao nosso blog e site e conheça muito mais do trabalho da Cycle International School.