*Adriana Fantini – Coordenadora Pedagógica
O protagonismo dos alunos é um conceito educacional que coloca o aluno no centro do processo de aprendizagem. Em vez de ser um mero receptor passivo de informações, é incentivado a assumir um papel ativo na construção do conhecimento, na tomada de decisões e na construção de suas habilidades.
Essa abordagem colabora com a transformação do ambiente escolar, permitindo trazer para a sala de aula práticas inovadoras e deixando para trás uma educação tradicional, onde não há espaço para o diálogo e a interação e na qual o professor é o principal detentor do conhecimento.
Ao promover o protagonismo, os alunos são incentivados a se envolver ativamente nas propostas de aprendizagem, vivenciando experiências, pesquisando, levantando suas próprias hipóteses, formulando perguntas, buscando respostas, desenvolvendo diversos e diferentes saberes.
É importante ressaltar que as metodologias ativas estão internamente interagindo ao protagonismo das crianças, uma vez que ambas abordam o objetivo central de colocar os estudantes no centro do processo de aprendizagem. As metodologias ativas são estratégias pedagógicas que buscam envolver os alunos de maneira mais participativa e autônoma em seu próprio processo de aprendizado.
E como funciona na Cycle? É possível identificar vários momentos em que o protagonismo está presente em nossa jornada pedagógica, nos quais sempre nos surpreendemos com a potência das crianças, a qualidade de suas perguntas e respostas e a criatividade em resolver situações de diferentes maneiras.
Como por exemplo, nas estações de aprendizagem das salas do Ensino Fundamental, onde os alunos trabalham com autonomia em suas pesquisas ou resolvendo problemas, sendo autores de seus próprios projetos ou utilizando programas tecnológicos com muita criatividade e eficiência.
Ou então, nos territórios da Educação Infantil, propostas que são preparadas no quintal da nossa escola com materiais potentes que convidam as crianças a brincar, experimentar e aprender. Ali surgem várias possibilidades do fazer e criar, e nossos pequenos escolhem o que vão realizar. Outro dia encontrei um grupo de crianças construindo uma pista com madeiras, testando diferentes alturas, inclinações, comprimentos, larguras para que uma lata deslizasse pelo caminho que criaram, experimentando assim conhecimentos físicos e matemáticos de uma forma prática e prazerosa.
Na nossa prática educativa buscamos e criamos espaço para que situações de protagonismo sejam promovidas, permitindo que nossas crianças sejam os personagens principais do processo de ensino e aprendizagem, participando de todas as fases: o planejar, o executar e o avaliar. Nossos alunos participam de atividades nas quais podem debater, argumentar, contra-argumentar, explorar, elaborar e reelaborar suas ideias.
Dentro dessa visão, os conhecimentos não são fragmentados entre as áreas de conhecimento e são contextualizados na aplicação da vida real.
Compreendemos que é necessário dar voz e vez para cada um de nossos alunos, e a partir daí trazer intenção para a concepção de sua formação integral. É o saber ouvir e olhar nossos alunos, respeitando suas ideias e dando-lhes o direito de se colocarem com liberdade e sem medo de errar.
Sendo assim, uma das nossas missões é desafiar as crianças, potencializando suas ações para que se sejam protagonistas da sua própria história.