Desenvolvida pelo filósofo russo Lev Vygotsky, a teoria sociointeracionista aborda aspectos da relação do homem com seu meio e a maneira que essa troca influencia no seu aprendizado.
No sistema de ensino tradicional, o processo de aprendizagem costuma ocorrer de maneira metódica. O professor, figura central da sala de aula, repassa seus conhecimentos aos alunos através de uma aula expositiva e após esse momento, ocorrem atividades e posteriormente provas para testar a absorção dos saberes transmitido nas aulas.
Apesar de ser aplicado nas instituições de ensino há anos, esse sistema infelizmente não leva em consideração as necessidades individuais dos alunos e o modo de ensinar é padronizado para todos. Pensando nisso, a Cycle School passou a aplicar na sua metodologia de ensino a abordagem sociointeracionista, que acontece através da interação e da troca com o outro. A criança se desenvolve primeiro socialmente e depois individualmente e torna-se ativa no seu processo de aprendizado.
O aluno aprende através da experiência, ou seja, por meio de atividades em grupo e da troca de conhecimentos com os colegas. Essa corrente psicológica entende que além do biológico, os contextos sociais e históricos do indivíduo também influenciam no seu processo de aprendizagem. O conhecimento potencial (tarefas que só podem ser realizadas com a ajuda do outro) é desenvolvido.
O professor atua como mediador e auxilia nas atividades, instruindo os alunos a utilizarem recursos que vão lhe proporcionar desenvolvimento. Vygotsky denomina essa relação de instrução e transição dos conhecimentos que o aluno já domina para os que ainda vai aprender de: zona de desenvolvimento proximal.
Os benefícios da formação sociointeracionista são percebidos de forma natural, já que sendo incentivados desde cedo a se manifestarem no decorrer da aprendizagem, os alunos tornam-se mais comunicativos, relacionam-se melhor com seu próximo e crescem emocionalmente e intelectualmente com a troca de experiências.
COMO A ABORDAGEM SOCIOINTERACIONISTA É COLOCADA EM PRÁTICA NA CYCLE?
Desde o berçário até o E5, as crianças são colocadas em situações que necessitam atuar como protagonistas das atividades. Na Cycle os professores desenvolvem propostas que já possuem uma direção de início, porém o desenvolvimento e o final serão definidos pelas crianças. Isso acontece, pois ao colocá-las como protagonistas da situação, novas maneiras de desenvolver as atividades são pensadas. As crianças são estimuladas a refletir e solucionar problemas da maneira delas.
Os alunos são vistos de maneira individual e não apenas como números dentro da escola. Os funcionários olham de verdade para as crianças, enxergando em cada um o seu próprio diferencial. Na Cycle os alunos vivem uma extensão de suas casas, pois brincam e aprendem ao mesmo tempo, dentro de um ambiente acolhedor e afetivo.
A escola possui uma rotina de ensino estruturada, porém aplicada de maneira flexível, visando atender as necessidades dos alunos de forma justa e compassível.