A importância da inserção da língua inglesa na infância

Provavelmente você já ouviu falar que crianças conseguem aprender uma segunda língua com mais facilidade que os adultos, certo? Mas você sabe o porquê disso? Caso a resposta for não, iremos te explicar de forma simples e clara nesse artigo.

De acordo com cientistas britânicos e norte-americanos das universidades de Kings College e Brown University respectivamente, através da realização de uma pesquisa científica, foi constatado que a mielina, substância responsável por proteger o circuito neural, começa fixar no cérebro a partir dos 4 anos. Ou seja, antes dessa idade o cérebro das crianças é mais “plástico” e propício a absorver influências externas.

Em razão disso, inserir os pequenos em um ambiente bilíngue antes dos 4 anos é o ideal para que cresçam com uma relação de naturalidade com as duas línguas.

Quais as vantagens de aprender inglês desde a infância?

Dominar uma segunda língua é um passo muito importante na trajetória educacional dos pequenos, no futuro, quando atingirem a fase adulta, a aquisição de um segundo idioma será uma preocupação a menos.

Além disso, sabemos que atualmente no mundo coorporativo, ser bilíngue é basicamente um requisito essencial e não mais um diferencial. Ou seja, falar de 3 a mais línguas torna-se um diferencial, mas falar inglês é algo que as grandes empresas já exigem domínio por parte de seus colaboradores.

Na infância o aprendizado ocorre de maneira mais fácil e natural, pois os pequenos (além das contribuições neurológicas) não têm tantas preocupações e ansiedades e conseguem desenvolver-se melhor na absorção dos conhecimentos.

O domínio de uma segunda língua propícia maiores oportunidades as crianças, que se sentirão mais aptas a explorar diferentes conhecimentos, isso porque o idioma irá permitir isso (já que há muitos mais cursos, materiais digitais, desenhos, filmes e outros conteúdos voltados ao conhecimento e entretenimento, disponíveis na língua inglesa).

Outra vantagem é o desenvolvimento do intelecto das crianças. O processo de aprender um segundo idioma, contribui com a resolução de problemas, estimula a criatividade e deixa os pequenos mais “abertos” a adquirirem novos conhecimentos. Há um estímulo no cognitivo das crianças em relação aos novos aprendizados.

A conexão com novas culturas também é um dos benefícios que devem ser destacados, já que a aquisição de uma segunda língua permite que as crianças aprendam sobre diferentes costumes que existem ao redor do mundo, tornando-se também mais abertas a diversidade existente no planeta.

Como o inglês é ensinado na Cycle?

Através de uma dinâmica natural e espontânea, as crianças na Cycle aprendem o inglês através da experiência. Com um currículo estruturado para ser ensinado em sala de aula 50% inglês e 50% em português, os alunos aprendem a língua não como uma disciplina específica, mas sim como uma maneira comum de se comunicar. O inglês não torna-se apenas uma “aula” do dia, mas sim uma ponte de comunicação entre as pessoas da escola.

Além disso, todos os auxiliares de classe são bilíngues, se comunicam apenas em inglês com as crianças para que o idioma soe natural aos seus ouvidos e com o tempo elas comecem a se comunicar em inglês também.

Vocabulários do dia a dia são ensinados por meio das conversas comuns que ocorrem entre os professores e as crianças e elas, com o passar do tempo, vão criando uma bagagem de conhecimentos que levarão para o resto da vida.

Portanto, aprender inglês desde a infância é algo que apenas beneficiará as crianças, que no futuro com certeza se sentirão muito gratas por terem recebido essa oportunidade de seus familiares.

Quer saber mais sobre o método bilíngue na Cycle e sobre nossa metodologia de ensino? Confira nossa proposta disponível no site!

Compartilhe isso :