Sobre Nós

A proposta metodológica está fundamentada nas seguintes escolhas:

– Ensino para a diversidade, fundamentado pela metodologia sócio interacionista.
– Formação humana focada em valores universais.
– Aprender pela experiência.
– Múltiplas inteligências.
– Pilares da educação para o século XXI (aprender a conhecer, aprender a saber, aprender a fazer, aprender a ser).

Depoimentos

Multiplas inteligências

A Teoria das Inteligências Múltiplas, de Howard Gardner, é uma alternativa para o conceito de inteligência como uma capacidade inata, geral e única, que permite aos indivíduos uma performance maior ou menor, em qualquer área de atuação. Gardner ressalta que todos dispõem de graus variados de cada uma das inteligências e maneiras diferentes com que elas se combinam, organizam e utilizam essas capacidades intelectuais para resolver problemas e criar produtos. Embora estas inteligências sejam até certo ponto independentes umas das outras, elas raramente funcionam isoladamente.

Os componentes centrais da inteligência linguística são uma sensibilidade para os sons, ritmos e significados das palavras, além de uma especial percepção das diferentes funções da linguagem. É a habilidade para usar a linguagem para convencer, agradar, estimular ou transmitir ideias. Em crianças, esta habilidade se manifesta através da capacidade para contar histórias originais ou para relatar, com precisão, experiências vividas.
Esta inteligência se manifesta através de uma habilidade para apreciar, compor ou reproduzir uma peça musical. Inclui discriminação de sons, habilidade para perceber temas musicais, sensibilidade para ritmos, texturas e timbre, e habilidade para produzir e/ou reproduzir música. A criança pequena com habilidade musical especial percebe desde cedo diferentes sons no seu ambiente e, frequentemente, canta para si mesma.

Os componentes centrais desta inteligência são descritos por Gardner como uma sensibilidade para padrões, ordem e sistematização. É a habilidade para explorar relações, categorias e padrões, através da manipulação de objetos ou símbolos. É a habilidade para lidar com séries de raciocínios, para reconhecer problemas e resolvê-los. A criança com especial aptidão nesta inteligência demonstra facilidade para contar e fazer cálculos matemáticos e para criar notações práticas de seu raciocínio.

Os componentes centrais desta inteligência são descritos por Gardner como uma sensibilidade para padrões, ordem e sistematização. É a habilidade para explorar relações, categorias e padrões, através da manipulação de objetos ou símbolos. É a habilidade para lidar com séries de raciocínios, para reconhecer problemas e resolvê-los. A criança com especial aptidão nesta inteligência demonstra facilidade para contar e fazer cálculos matemáticos e para criar notações práticas de seu raciocínio.
Esta inteligência se refere a habilidade para resolver problemas ou criar produtos através do uso de parte ou de todo o corpo. É a habilidade para usar a coordenação motora fina ou grossa em esportes, artes cênicas ou plásticas no controle dos movimentos do corpo e na manipulação de objetos com destreza. A criança especialmente dotada na inteligência cinestésica se move com graça e expressão a partir de estímulos musicais ou verbais, demonstra uma grande habilidade atlética ou uma coordenação fina apurada.
É a habilidade para entender e responder adequadamente a humores, temperamentos motivações e desejos de outras pessoas. Na sua forma mais primitiva, a inteligência interpessoal se manifesta em crianças como a habilidade para distinguir pessoas, e na sua forma mais avançada, como a habilidade para perceber intenções e desejos de outras pessoas e para reagir apropriadamente a partir dessa percepção. Crianças especialmente dotadas demonstram muito cedo uma habilidade para liderar outras crianças, uma vez que são extremamente sensíveis às necessidades e sentimentos de outros.

É a habilidade para ter acesso aos próprios sentimentos, sonhos e ideias, para discriminá-los e lançar mão deles na solução de problemas pessoais. É o reconhecimento de habilidades, necessidades, desejos e inteligências próprios, a capacidade para formular uma imagem precisa de si próprio e a habilidade para usar essa imagem para funcionar de forma efetiva. Como essa inteligência é a mais pessoal de todas, ela só é observável através dos sistemas simbólicos das outras inteligências, ou seja, através de manifestações linguísticas, musicais ou cinestésicas.

A inteligência naturalista é descrita como a capacidade em reconhecer padrões na natureza, identificar e classificar objetos e as numerosas espécies, compreender sistemas naturais e aqueles criados pelo homem.

Formação contínua pedagógica

A formação continuada para a equipe pedagógica é um processo de aprendizado que ocorre ao longo de toda a carreira dos educadores, visando aprimorar e atualizar suas habilidades, conhecimentos e práticas. Essa formação é fundamental para garantir que os profissionais estejam sempre atualizados em relação às mudanças na educação, novas abordagens de ensino, avanços tecnológicos e teorias educacionais emergentes. 

A mesma tem um impacto significativo no processo de ensino e aprendizagem nas escolas, resultando em aulas mais envolventes e interativas, que atendem melhor às necessidades e estilos de aprendizagem variados dos alunos.

Aqui na Cycle , as formações estão sempre presentes, garantindo novos saberes e aperfeiçoamento das potencialidades dos nossos colaboradores, garantindo um ensino inovador e de qualidade.