Sobre Nós
A proposta metodológica está fundamentada nas seguintes escolhas:
– Ensino para a diversidade, fundamentado pela metodologia sócio interacionista.
– Formação humana focada em valores universais.
– Aprender pela experiência.
– Múltiplas inteligências.
– Pilares da educação para o século XXI (aprender a conhecer, aprender a saber, aprender a fazer, aprender a ser).
Depoimentos
Multiplas inteligências
A Teoria das Inteligências Múltiplas, de Howard Gardner, é uma alternativa para o conceito de inteligência como uma capacidade inata, geral e única, que permite aos indivíduos uma performance maior ou menor, em qualquer área de atuação. Gardner ressalta que todos dispõem de graus variados de cada uma das inteligências e maneiras diferentes com que elas se combinam, organizam e utilizam essas capacidades intelectuais para resolver problemas e criar produtos. Embora estas inteligências sejam até certo ponto independentes umas das outras, elas raramente funcionam isoladamente.
Os componentes centrais desta inteligência são descritos por Gardner como uma sensibilidade para padrões, ordem e sistematização. É a habilidade para explorar relações, categorias e padrões, através da manipulação de objetos ou símbolos. É a habilidade para lidar com séries de raciocínios, para reconhecer problemas e resolvê-los. A criança com especial aptidão nesta inteligência demonstra facilidade para contar e fazer cálculos matemáticos e para criar notações práticas de seu raciocínio.
É a habilidade para ter acesso aos próprios sentimentos, sonhos e ideias, para discriminá-los e lançar mão deles na solução de problemas pessoais. É o reconhecimento de habilidades, necessidades, desejos e inteligências próprios, a capacidade para formular uma imagem precisa de si próprio e a habilidade para usar essa imagem para funcionar de forma efetiva. Como essa inteligência é a mais pessoal de todas, ela só é observável através dos sistemas simbólicos das outras inteligências, ou seja, através de manifestações linguísticas, musicais ou cinestésicas.
A inteligência naturalista é descrita como a capacidade em reconhecer padrões na natureza, identificar e classificar objetos e as numerosas espécies, compreender sistemas naturais e aqueles criados pelo homem.
Formação contínua pedagógica
A formação continuada para a equipe pedagógica é um processo de aprendizado que ocorre ao longo de toda a carreira dos educadores, visando aprimorar e atualizar suas habilidades, conhecimentos e práticas. Essa formação é fundamental para garantir que os profissionais estejam sempre atualizados em relação às mudanças na educação, novas abordagens de ensino, avanços tecnológicos e teorias educacionais emergentes.
A mesma tem um impacto significativo no processo de ensino e aprendizagem nas escolas, resultando em aulas mais envolventes e interativas, que atendem melhor às necessidades e estilos de aprendizagem variados dos alunos.
Aqui na Cycle , as formações estão sempre presentes, garantindo novos saberes e aperfeiçoamento das potencialidades dos nossos colaboradores, garantindo um ensino inovador e de qualidade.