Quais os sinais de desfralde? 10 Sinais de atenção!

O desfralde do bebê é um momento muito esperado pela família, já que representa um marco no desenvolvimento da criança, implicando em transformações em sua vida. Ao identificar os sinais do desfralde, iniciasse um período de muitas adaptações na rotina familiar. 

Para iniciar o processo de desfralde, é fundamental observar se a criança está pronta para esse momento, tanto nos aspectos fisiológicos quanto psicologicamente.

Verifique a seguir 10 sinais para ficar atento, pois podem significar que seu bebê está pronto para o desfralde. 

10 – O bebê está adquirindo o controle dos esfíncteres

Os esfíncteres são as estruturas responsáveis por controlar a eliminação de xixi (esfíncter urinário) e cocô (esfíncter anal). Quando a criança demonstra estar adquirindo controle dessas estruturas é um bom sinal de que já está pronta para iniciar o desfralde, deixando a fralda de lado e passando a usar o penico. 

Um dos sinais de que a criança está conseguindo controlar os esfíncteres é a capacidade de subir 5 ou mais degraus de uma escada sem se apoiar em nada.

Essa habilidade é adquirida gradativamente, e cada criança a desenvolve no seu próprio ritmo. 

Mas o controle dos esfíncteres por si só nem sempre garante que o bebê já está pronto para sair das fraldas. Por isso, é importante também ficar atento a alguns outros sinais.

9 – Já consegue ficar sentado por alguns minutos

Os pais geralmente esperam muito pelo momento quando a criança consegue ficar sentada sozinha por algum tempinho, pois também é considerado um marco do desenvolvimento.

Além disso, é mais um sinal de atenção de que a criança talvez esteja pronta para iniciar o desfralde.

Isso porque, se a criança consegue ficar sentada por alguns minutos, significa também que é capaz de ficar no penico até fazer suas necessidades. No caso de crianças muito agitadas e impacientes, pode ser necessário buscar formas de incentivar essa capacidade.

Ler historinhas e brincar de rabiscar ou desenhar são algumas maneiras de ajudar nesse processo. Se a criança não tiver o costume de brincar sentada/parada, poderá ser mais difícil se adaptar ao uso do penico

8 – Demonstra incômodo com a fralda suja

Se seu filho ou filha tem demonstrado incômodo com a fralda suja, que tal aproveitar a oportunidade para mostrar que há uma opção mais confortável? Esse desconforto pode servir como um estímulo a mais para que ele fique sem a fralda.

Isso pode ser notado quando o pequeno reclama sempre que faz xixi, por exemplo, e pede para trocar a fralda suja. Nessas ocasiões, você pode mostrar a ele que, ao fazer xixi no peniquinho, ele ficará com a roupa seca e livre de desconfortos. 

7 – A criança começa a imitar as pessoas a sua volta

Sempre que o assunto é o processo de ensino-aprendizagem na infância, a imitação deve ser considerada uma grande aliada, já que as crianças aprendem mais pelo exemplo ao qual estão expostas do que por orientações recebidas dos adultos. 

Os bebês costumam replicar o que veem. Então, é interessante incentivar e mostrar o uso do banheiro e estimular ele a copiar isso também

Isso também vale para o desfralde. Quando a criança vê os pais, irmãos ou coleguinhas usando o vaso sanitário, sua curiosidade serve como incentivo e ela tende a querer imitá-los. 

Se o seu filho já imita o que as outras pessoas fazem, pode ser um sinal de que está pronto para o desfralde.

Para incentivar, o pai pode levar o filho junto consigo quando for usar o banheiro, explicando como os meninos fazem xixi e se higienizam, e a mãe levar a menina para também mostrar como fazer.

Como os pais e mães são comumente os maiores exemplos das crianças, isso serve como estímulo para que imitem e aprendam a usar o penico ou vaso sanitário com assento redutor, seguindo o exemplo observado.

6 – Ela já sabe nomear o xixi e o cocô

Outro ponto de atenção importante a ser observado para saber se o bebê está preparado para o desfralde é quando ele passa a nomear e diferenciar o xixi e o cocô. Nessa fase, geralmente também já sabe nomear as partes do próprio corpo.

Tudo isso faz parte do processo de autoconhecimento corporal da criança, que passa a entender como seu corpo funciona e identificar suas necessidades. 

Se a criança demonstra esses indícios, é válido usar o momento da troca de fralda para mostrar à criança o cocô ou xixi que ela fez, para que ela consiga assimilar e se envolver com o processo. Lembre-se, a curiosidade da criança é um grande combustível para o aprendizado. 

5 – Avisa que vai fazer xixi

Mais um indício importante de que a criança está pronta para o desfralde é quando ela começa a avisar que vai fazer xixi ou cocô, mesmo se for na fralda.

Isso indica que a criança já é capaz de identificar as próprias vontades, o que é fundamental para que consiga ir ao banheiro. 

Se o bebê avisa depois de ter feito, pode ser um pouco cedo para iniciar o desfralde, mas você pode estimular desde já, pedindo para que ele te avise quando for fazer.

4 – Consegue entender o que você fala

O desenvolvimento da capacidade de usar penico ou vaso sanitário envolve outras habilidades, como a compreensão de orientações, por exemplo.

Se a criança entende quando alguém pede para que ela guarde um brinquedo ou pegue um objeto, isso significa que ela já é capaz de assimilar e seguir orientações.

Se o pequeno ainda não entende o que é dito para ele, pode ser difícil orientá-lo a usar o penico, pois ele provavelmente terá dificuldades para saber o que deve fazer. 

3 – Fica um intervalo de 3 horas limpo

Quando a criança passa a ficar limpa e seca por longos períodos de tempo, isso também é um indicativo de que está preparada para iniciar o desfralde, pois mostra certo controle dos esfíncteres. 

Se ela ainda faz xixi de hora em hora, indica que ela ainda não consegue segurar até que a bexiga fique cheia, portanto o controle do esfíncter urinário ainda não foi bem desenvolvido. O ideal é observar se a fralda fica seca por 2 a 3 horas.

2 – Faz coco em horários semelhantes

A criança que está pronta para o desfralde geralmente começa a fazer cocô de uma a duas vezes por dia, o que acontece em horários semelhantes. Além disso, a textura do cocô passa a ser mais consistente, e não pastosa como antes.

Se você nota que a fralda fica suja quase no mesmo horário, esse é um bom sinal de que a criança já apresenta algum controle sobre suas necessidades. 

1 – Idade para desfralde

Muitos especialistas usam a idade da criança como base de orientação para que os pais fiquem atentos aos sinais de que ela está pronta para o desfralde.

Geralmente, o desfralde diurno começa a partir de 1 ano e meio de idade, quando a criança já começa a entender o que é dito. 

Essa não é necessariamente uma regra, já que cada criança tem seu próprio ritmo de desenvolvimento.

Algumas crianças podem se mostrar prontas para deixar a fralda de lado depois dos 3 anos, o que não é necessariamente um problema. O desfralde pode acontecer até os 5 anos.

A idade é apenas um dos fatores a ser observado em termos de desenvolvimento, e não o mais relevante. A principal orientação é que você não se prenda à idade do seu filho, e evite compará-lo com outras crianças.

O ideal é ficar atento aos sinais que ele dá, pois o mais importante é que o desfralde seja feito respeitando o tempo dele, para que seja um processo saudável e rico em aprendizado. 

Sendo assim, não se prenda unicamente à idade. Observe, principalmente, os sinais comportamentais e psicológicos que a criança transmite, pois esses sim são indícios confiáveis a serem seguidos. 

Paciência e observação são características essenciais para respeitar o tempo de desenvolvimento do seu filho ou filha.

Tendo isso como princípio, o processo de desfralde tem tudo para ser muito proveitoso, tanto para a criança quanto para os pais e demais adultos envolvidos.

Compartilhe isso :