5 Dicas para iniciar a introdução alimentar do seu filho de forma saudável

Introdução alimentar é o termo utilizado para se referir à fase em que a alimentação dos bebês começa a incorporar outros alimentos além do leite materno.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a idade indicada para o início desse período é a partir dos seis meses de vida. Ainda, sim, é recomendado o aleitamento na dieta até os dois anos de idade.

Essa fase é motivo de muitas dúvidas para os pais, já que é um período difícil em que os filhos estão descobrindo os sabores e texturas diferentes do líquido acostumado. Então, pensando nisso, separamos cinco dicas que ajudam para uma Introdução Alimentar mais saudável e menos assustadora:

1. Não crie expectativas muito altas

O que temos que manter em mente é que nem todos os bebês se adaptarão com a mesma facilidade. Alguns bebês não vão se interessar logo de cara por sabores e texturas novas, e por mais desesperador que pareça, mantenha a calma. A Introdução Alimentar requer muita paciência e ela ocorre em tempos diferentes para cada criança.

2. Ofereça uma alimentação saudável

Evite doces, refrigerantes, e alimentos processados nesse primeiro contato do seu filho com a comida. O ideal é manter uma dieta in natura para melhor absorção de nutrientes que o seu filho precisa.

3. Não bata os alimentos no liquidificador

É indicado deixar as crianças experimentarem novas texturas, cores e aprenda a mastigar. O suco é um exemplo do que evitar, prefira sempre oferecer a fruta para o bebê.  

4. Estabeleça uma dieta variada

Permita que seu filho tenha contato com todos os tipos de sabores, texturas, cores e nutrientes. É importante entender também bebê estranhar um alimento, em algumas ocasiões, por isso é indicado ofertar os alimentos de 6 a 12 vezes em outros momentos até a criança acostumar.

5. Crie um ambiente saudável

Uma rotina e um ambiente específicos para o horário da refeição ajuda a criança a entender o que está acontecendo e se acostumar mais naturalmente. Então participe desse momento com o seu filho, converse com ele, mostre e explique o que está oferecendo e ajuste sua rotina para que seu momento de se alimentar esteja conectado com a dele.

Por mais assustador que seja a Introdução Alimentar, ela é o momento em que o seu filho está descobrindo um mundo novo de experiências, que pode parecer assustador tanto para as crianças como para as famílias, mas que é mais fácil do que parece.

criança se alimentando

Esperamos que essas dicas ajudem a sua experiência a ser o mais tranquilo possível, e se ocorrerem dúvidas, sempre lembramos a importância de manter um diálogo com um pediatra e um nutricionista de confiança.

Na Cycle International School, seguimos todas as recomendações da OMS e levamos também muito em conta o que o pediatra da criança indica. Sempre é montado um cardápio específico para cada restrição que a criança possa ter. Quer conhecer mais como é montado o cardápio e ver nossa cozinha de perto? Agende sua visita! 

Compartilhe isso :