Babá ou berçário? Qual é a melhor alternativa para o seu bebê?

Babá ou berçário? Você já se pegou pensando nessas alternativas?

É comum que muitos pais tenham essa dúvida quando se trata de deixar o seu filho(a) aos cuidados de outra pessoa para que então, consiga trabalhar e garantir o sustento da família.

Fato é que grande parte dos pais gostaria de ter a possibilidade de acompanhar de perto o crescimento de cada fase do seu bebê, mas isso nem sempre é possível. Desse modo, o retorno ao trabalho costuma ser um dos desafios que angustia o coração de muitos pais, por ter que ficar longe por algumas horas de seus pequenos.

Por isso, hoje, preparamos esse artigo especial que irá te ajudar a clarear a mente se você é uma dessas pessoas que ainda não tomou uma decisão sobre babá ou berçário.

Babá ou berçário: qual a melhor opção?

Muitas mães antes mesmo de terem seus filhos nos braços, se preocupam sobre com quem deixarão seus bebês quando precisarem retornar ao mercado de trabalho. 

Se você se encontra nesse dilema, saiba que não existe uma única opção correta, afinal, cada família vive uma realidade e a sua decisão será baseada nela.

“Mas com quem deixar o bebê? Com a babá? Vovó? Berçário?”  

Muitas crianças são cuidadas pelas avós ou familiares próximos, o que é uma boa opção, uma vez que esses costumam ter um afeto direto com a criança, devido aos laços criados.

Contudo, existem aqueles pais que, por alguma razão, não podem contar com essa ajuda.

Já uma babá, também costuma ser uma alternativa considerada pelo fato de que você poderá determinar a forma que deseja que o seu filho(a) seja cuidado. Seguindo rotinas específicas, horários, tipo de alimentação e etc. 

Contudo, você não pode supervisioná-la o tempo todo para saber se o seu bebê está, de fato, sendo bem cuidado, o que pode gerar angústia no coração de alguns pais.

Então, babá ou berçário?

Nesses casos, os berçários se tornam a alternativa mais viável, uma vez que fazem parte de instituições fiscalizadas e ainda contam com equipes de profissionais capacitados exatamente para os cuidados dos pequenos.

Vale ressaltar que no berçário, o bebê não apenas recebe cuidados de alimentação e higiene, mas também, estímulo afetivo. Além do mais, no berçário, diversas atividades pedagógicas são inseridas na rotina do bebê, resultando em um melhor desenvolvimento da criança. 

Quais as vantagens de matricular seu filho em um berçário?

Existe uma preocupação válida entre os pais sobre deixar os filhos em um berçário, como o medo da criança se sentir abandonada entre pessoas que ela ainda não conhece, receio da boa adaptação não acontecer, doenças, medo de outras crianças agirem com agressão e etc. 

Mas a verdade é que os benefícios de matricular o seu filho(a) em um berçário são significativamente maiores do que as preocupações que possam surgir, confira: 

Melhoria no desenvolvimento

Se você está na dúvida sobre babá ou berçário, saiba que no berçário, todos os cuidados e estímulos que o bebê recebe favorecem o seu desenvolvimento, em todos os aspectos.

Visto que a atenção dos cuidadores e o convívio com outras crianças contribuem para a sua evolução social e afetiva. Além disso, todas as atividades realizadas são pensadas exatamente para que as funções psicomotoras e cognitivas sejam trabalhadas.

Isso significa que todos os momentos que o seu filho passa no berçário trazem aprendizado e experiências construtivas.

Socialização

Especialistas afirmam que a criança que socializa com outras da mesma faixa etária aprende, desde cedo, a ser menos egoísta e mais tolerante. Ela aprende a dividir, a esperar sua vez e a respeitar o próximo, desenvolvendo habilidades de socialização com muito mais facilidade do que se estivesse apenas com a babá.

Autonomia

Ao frequentar berçários e dividir espaço com outros bebês, que também estão em fase de exploração e descobertas, a criança fica  muito mais independente e disposta a encarar desafios. 

Fazendo com que se sinta motivada a completar algumas ações sozinha.

Profissionais capacitados

No berçário, o seu filho(a) vai ter uma equipe de profissionais capacitados e preparados para lidar com os pequenos. 

Não se trata apenas dos cuidados básicos, mas de contribuir com o desenvolvimento e descoberta em diversas áreas de seu crescimento.

Sem contar que, existem outros profissionais que fazem parte dessa equipe e que podem contribuir de modo muito relevante, como é o caso da nutricionista, que tem todo o conhecimento necessário para indicar uma alimentação balanceada, para que o seu filho(a) cresça ainda mais saudável.

Agora que você leu até aqui, conseguiu se decidir entre babá ou berçário? Se sim, saiba que a Cycle tem um time de profissionais altamente capacitados para cuidar do seu bebê dentro de uma proposta pedagógica baseada no desenvolvimento das múltiplas inteligências e estímulos, além de uma infraestrutura completa.

Entre em contato conosco e agende a sua visita!

Compartilhe isso :