Saber falar um segundo idioma é fundamental para pessoas de todas as idades, especialmente o inglês, que se tornou indispensável no mundo globalizado. Porém, nem todos os pais estão conscientes da importância de incentivar o bilinguismo ainda na infância.
Muitos acreditam que falar duas línguas pode prejudicar a comunicação da criança, o que é um equívoco. Neste artigo, vamos explicar o que é bilinguismo e quais são suas vantagens na infância. Para facilitar sua compreensão, dividimos nosso texto em quatro tópicos, confira:
- O que é bilinguismo?
- Por que incentivar o bilinguismo na infância?
- Quais são as vantagens de se tornar um adulto bilíngue?
- Conclusão
Boa leitura!
1. O que é bilinguismo?
Basicamente, o bilinguismo ocorre quando uma pessoa aprende um segundo idioma e consegue se comunicar como um falante nativo. Sendo assim, a pessoa bilíngue é aquela que é capaz de se expressar igualmente nos dois idiomas que domina.
2. Por que incentivar o bilinguismo na infância?
Diferente do que se possa imaginar, os especialistas garantem que aprender um novo idioma durante a infância não prejudica a comunicação das crianças. Além disso, elas conseguem compreender com mais facilidade do que um adulto.
Confira outros motivos para incentivar o bilinguismo na infância:
- Crianças bilíngues aproveitam melhor oportunidades como viagens ao exterior, uma vez que conseguem se comunicar perfeitamente com pessoas estrangeiras, sejam elas adultos ou outras crianças;
- Por meio do bilinguismo, a cultura do seu filho também é ampliada. Ele pode aprender muito mais com as tradições, a literatura, o cinema e diferentes formas de manifestação artística de outros países;
- O raciocínio de uma criança também é impactado pelo bilinguismo. Aprendendo um novo idioma, seu filho tende a se tornar mais criativo. Além de ser uma excelente maneira de manter o cérebro atento e funcionando com sua máxima capacidade;
- Aumenta a autoconfiança, uma vez que favorece a interação com outras crianças e a pronúncia de muitos termos utilizados ao longo da infância, da adolescência e da vida adulta;
- Alcançar a fluência mais cedo, se torna um diferencial competitivo na fase adulta.
3. Quais são as vantagens de se tornar um adulto bilíngue?
Se aprender um segundo idioma na infância é primordial, ser um adulto bilíngue tornou-se praticamente obrigatório. Isso ocorre por vários motivos, como:
- Adultos bilíngues têm mais oportunidades de emprego e chances de conquistar as melhores vagas no mercado de trabalho;
- Eles conseguem aprender um terceiro idioma com muito mais facilidade;
- Podem viajar para o exterior para estudar ou trabalhar sem grandes dificuldades;
- Assim como as crianças bilíngues, adultos que falam um segundo idioma tendem a ser mais confiantes, sociáveis e criativos.
4. Conclusão
Lendo este artigo, você conferiu porque aprender um segundo idioma é fundamental para as crianças e de que maneira adultos se beneficiam do bilinguismo. Se você gostou do nosso conteúdo, compartilhe com alguém que tenha filhos pequenos ou se interesse pelo tema!