Brincadeiras educativas para fazer com as crianças

Apesar da rotina corrida do dia-a-dia é muito importante que os pais busquem passar tempo de qualidade com as crianças e isso pode ser feito de muitas formas. Por passarem a maior parte do tempo na escola, os pequenos sentem falta da companhia dos pais e quando estão juntos, querem passar a maior parte do tempo grudados a eles. É importante lembrar que o que mais marca a infância de uma criança são o afeto e carinho que recebe nessa idade. Portanto, brincar e criar memórias com os pequenos é primordial. Confira agora algumas brincadeiras que podem ser feitas com as crianças, que além de educativas, são muito divertidas:

Jogos de tabuleiro

Parecem jogos simples apenas voltados para o entretenimento, mas são muito benéficos no desenvolvimento de habilidades, como: raciocínio lógico, concentração, memória, atenção, comunicação verbal, entre outras.

Alguns muito conhecidos que podem ser adquiridos pela família para promoverem uma noite de jogos, são: Perguntados, Na Ponta da Língua, Eu sou, Stop e Batalha Naval.

Há também os mais tradicionais e que até hoje são ensinados nas escolas como forma de desenvolver as habilidades citadas acima. São eles: xadrez e dama.

Caça ao tesouro

A caça ao tesouro é uma brincadeira muito divertida para fazer em grupo e muito simples de ser planejada. A família pode se dividir em equipes ou jogarem cada um por si. Cada equipe ou cada jogador deve esconder algum objeto que será o “tesouro”. Pode ser um brinquedo ou qualquer outra coisa simbólica. Em seguida, pistas devem ser espalhadas pela casa para indicar aos jogadores por onde devem começar a procurar.

Ao longo da brincadeira uma narrativa fictícia pode ser criada, para deixar o jogo ainda mais divertido e emocionante. O ganhador é o jogador que encontrar o tesouro primeiro ou em menos tempo que o outro time.

Jogos de cartas

Capazes de entreter seus jogadores por horas e horas, os jogos de cartas são uma boa pedida para uma noite de jogos em família. Para jogar com as crianças o ideal é optar pelos menos complexos e que possuam cores, símbolos e desenhos diversos. Alguns exemplos são: Uno, Jogo do Mico, Taco Gato, entre outros.

Imagem e Ação

A famosa brincadeira de adivinhação ajuda a estimular a criatividade e concentração e garante boas risadas para quem participa. Separando temas variados, os jogadores se dividem em dois times e por sorteio recebem o conceito que terão que “imitar”. Podem ser: personagens, livros, filmes, animais e até músicas. O objetivo é que seu próprio time adivinhe o que você está imitando antes dos adversários.

Quebra-Cabeça

Conhecido por estimular o raciocínio lógico, concentração, memória e noção espacial, o quebra-cabeça é um jogo tranquilo, porém desafiador, para ser feito em família. Para jogar em grupo, o ideal é escolher jogos com uma maior quantidade de peças, dessa maneira o desafio torna-se mais complexo e exige a união da família para ser finalizado. Afinal, é necessário integração e comunicação durante a montagem para facilitar a conclusão.

Just Dance

Para os que gostam de dançar ou simplesmente só “chacoalhar o esqueleto” o jogo Just Dance é a escolha perfeita. O jogo eletrônico necessita ser rodado em algum dispositivo de games (como os conhecidos Playstation, Xbox e Nintendo Switch) e permite que os jogadores dancem seguindo uma coreografia exibida na tela. É possível jogar mais de uma pessoa ao mesmo tempo.

Caso a família não possua algum dos dispositivos de vídeo games citados acima, é possível encontrar as coreografias do jogo no YouTube também.

Compartilhe isso :