Como a escola infantil pode auxiliar na introdução alimentar do bebê?

A etapa de introdução alimentar é uma fase importante na vida do bebê, pois é a partir desse momento que o mundo variado dos alimentos é apresentado para as crianças. Desenvolver o paladar do bebê juntamente com o ensinamento de bons hábitos alimentares pode parecer uma tarefa árdua, mas a escola pode ajudar os pais nesse processo.

A idade indicada pelos médicos para dar início a introdução alimentar é a partir dos 6 meses. Antes disso, o bebê possui toda a fonte de nutrientes exclusivamente no leite materno (que pode continuar sendo oferecido em conjunto com os alimentos até os 2 anos). Caso a mãe não consiga continuar amamentando por algum motivo, o leite pode ser substituído pelas fórmulas infantis, que devem ser receitadas por pediatras. Portanto, para dar início a introdução alimentar na vida das crianças, vários fatores devem ser considerados e hoje vamos listar de que maneira a escola contribui nessa missão.

1-CARDÁPIO MONTADO POR UMA NUTRICIONISTA

Na Cycle, todos os alimentos oferecidos para as crianças são pensados e escolhidos por uma equipe de nutricionistas. O cardápio mensal é montado com o objetivo de atender as necessidades alimentares e nutricionais de cada faixa etária. Por exemplo, o cardápio do berçário é exclusivo, pois as necessidades nutritivas que o cardápio do berçário visa atender são únicas. Todos os alimentos são saudáveis para evitar futuros problemas no desenvolvimento infantil. O cardápio fica disponível no site da escola e no aplicativo e pode ser acessado e baixado pelos pais ou responsáveis.

Portanto, o acompanhamento de uma nutricionista no processo de introdução alimentar torna-se um agente essencial e facilitador para os pais, que irão sentir-se mais confiantes e preparados para alimentar os filhos da maneira correta.

2-PACIÊNCIA E DISCIPLINA DAS BERÇARISTAS

De acordo com o pediatra e presidente do Departamento de Nutrição da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), dr. Rubens Feferbaum, é necessário haver disciplina e paciência nos momentos de refeição com as crianças, pois pode levar tempo para que elas se acostumem com os variados gostos e texturas que estão sendo introduzidos em seus paladares. Por diversas vezes elas podem rejeitar os alimentos, mas isso não significa que não irão aceitar em algum outro momento. Portanto, o auxílio das berçaristas nesses momentos de alimentação é fator essencial, pois é através da calma e tranquilidade das mesmas, que os progressos irão ocorrer.

3-AMBIENTE INTERATIVO

Provavelmente você já ouviu relatos de pais que afirmam que na escola a criança aceita determinado alimento, mas em casa ela rejeita. Isso provavelmente pode acontecer em razão do ambiente que a criança está na hora de se alimentar. Ao observar outras crianças se alimentando e interagindo umas com as outras, o bebê pode sentir-se mais confortável e influenciado inconscientemente a se alimentar também. Ou seja, o ambiente interativo da escola auxilia no processo de introdução alimentar.

4-ROTINA ESTABELECIDA

Dentro do ambiente escolar, as crianças possuem uma rotina, com horários e atividades estabelecidas. No berçário ocorre o mesmo. Com horários determinados e seguidos todos os dias pelas berçaristas, os bebês começam a se acostumar com o ritmo das atividades. Ou seja, é mais difícil que o bebê não aceite se alimentar no horário do almoço, por exemplo, pois biologicamente seu corpo já se adaptou.

Essa dinâmica de rotina auxilia muito no processo de introdução alimentar, pois com horários bagunçados e atividades inesperadas todos os dias, é mais difícil seguir um plano alimentar correto.

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