* Taciane Flores – Secretária Escolar
A adaptação escolar humanizada é um processo que torna a transição das crianças para a escola mais suave, isso por que ela precisa de um tempo para se familiarizar com o espaço, com as pessoas e com a nova rotina.
A individualização reconhece que cada criança é única e tem suas próprias necessidades e ritmo de adaptação. Por isso as transições devem ser suaves e de forma gradual, introduzindo as crianças nas atividades escolares com períodos curtos e aumentando gradualmente, isso ajuda a evitar sobrecargas emocionais.
Quando reconhecemos que as crianças podem sentir ansiedade, medo ou tristeza durante a adaptação escolar é importante validar esses sentimentos e fornecer apoio emocional. Com isso os educadores e toda a equipe escolar devem receber as crianças com calor, empatia e paciência. Isso ajuda a construir um ambiente de confiança onde as crianças se sintam seguras para expressar suas preocupações e sentimentos.
A comunicação aberta com os pais é fundamental para este processo, assim como a criança, a família também precisa criar vínculos com os professores e com a escola.
Com o apoio adequado por parte dos educadores e da família, a maioria das crianças consegue superar essas preocupações iniciais.