Como é a rotina dos alunos na Cycle International School?
A Cycle International School tem uma proposta educacional diferenciada, onde o aluno aprende através da experiência, da interação e da troca com os outros. Aplicamos em nossa metodologia de ensino a abordagem sociointeracionista, que estimula o aluno a se posicionar na perspectiva de protagonista, de forma que possa refletir e solucionar problemas à sua própria maneira.
Como resultado, observamos que os alunos da Cycle International School apresentam, naturalmente, um crescimento intelectual e emocional, maior comunicabilidade e facilidade de relacionamento. Os professores desenvolvem propostas educativas que possuem um direcionamento inicial, entretanto, o desenvolvimento e a conclusão serão o resultado de um encaminhamento guiado pela própria experiência dos alunos, que protagonizam as situações.
A cada dia, quando o aluno chega à Cycle International School, há a imersão em uma nova experiência, que o levará a mais um passo de crescimento, descoberta das suas potencialidades e desenvolvimento das suas múltiplas inteligências.
Como se desenvolve a rotina dos alunos?
As atividades são distribuídas ao longo do período, de acordo com as fases e segundo as opções de horários que são disponibilizados: há turmas de meio período (das 08h00 às 12h00 ou das 13h00 às 17h00), turmas de período integral, que podem ser de 8 horas (das 8h30 às16h30) ou de 9 horas (das 8h às 17h ou 8h30 às17h30) e há ainda o período estendido (das 07h00 às 19h00).
A Cycle International School é uma escola bilíngue e segue os itinerários da BNCC – Base Nacional Comum Curricular, que recomenda o desenvolvimento de habilidades e competências em quatro áreas de conhecimento:
- Linguagens: Língua Portuguesa, Inglês, Arte, Educação Física;
- Matemática;
- Ciências da Natureza: Física, Química e Biologia;
- Ciências Humanas: Geografia e História.
De forma complementar, os alunos recebem ainda aulas de Música, Maker, Xadrez e, a partir do 3ºano, Espanhol. Sem falar nas atividades extracurriculares, que enriquecem a experiência escolar: Tênis, Teatro, Street, Ballet, Futebol, Skate, Circo, Yoga, Judô e Cheerleader.
Todas as atividades são desenvolvidas de maneira ativa, com participação direta dos alunos, que de fato aprendem a conhecer, aprendem a fazer, aprendem a conviver e aprendem a ser.
Como acontece a atuação dos Professores.
No berçário, há uma berçarista para cada três crianças. Já nas turmas de K1 e K2, o acompanhamento é feito por uma professora tutora e por duas assistentes. As turmas seguintes, K3, K4 e K5, são acompanhadas por uma professora tutora e uma professora assistente.
Nas Turmas do Ensino Fundamental da Cycle International School, adotamos a dupla docência: o currículo é organizado com duas professoras, uma de inglês e outra de português, além de um auxiliar bilíngue que acompanha as crianças durante todo o período escolar.
Na educação infantil, as professoras e auxiliares se comunicam somente em inglês, de forma que o vocabulário das crianças se constrói de forma orgânica e natural e, aos poucos, passam a utilizar a língua inglesa em alguns contextos e interações, adquirindo a habilidade de estabelecer diálogos estruturados.
No ensino fundamental o inglês é integrado às outras áreas de conhecimento, com isso, passa a ser o meio de instrução e comunicação entre Teacher e educandos para desenvolver as propostas e atividades. O currículo é organizado em 50% inglês e 50% português.
O dia a dia da escola
A Cycle International School tem uma rotina em que a ludicidade é uma das principais ferramentas metodológicas para o estímulo ao conhecimento. Um ambiente de conforto e acolhimento proporcionam uma convivência saudável e produtiva.
Um planejamento que contempla o desenvolvimento das potencialidades e habilidades de cada um, faz com que as crianças sintam prazer em participar das atividades. A escola passa a ser uma referência positiva no contexto de vida.
Os horários são equacionados de forma a alternar as atividades pedagógicas, pondo em prática um planejamento criado criteriosamente.
A escola oferece quatro refeições diárias: dois lanches (um no período da tarde e outro no período da manhã), o almoço e o jantar. As crianças participam conforme o período que ficam na escola e são acompanhadas pela professora ou auxiliar. Este é mais um momento em que os alunos são estimulados à autonomia, cooperação e integração entre os educandos. O cardápio é elaborado considerando uma alimentação saudável e adequada para cada faixa etária.
A rotina da Cycle International School inclui um conjunto de atividades e, cada uma delas, tem significado relevante para o desenvolvimento das crianças. Todas se relacionam entre si de alguma forma, dando corpo a uma estrutura pedagógica eficiente e, principalmente, harmônica e humanizada.