Como funciona o processo de adaptação ao ensino infantil na Cycle School

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O momento de mandar os filhos para a escola é uma etapa difícil na vida dos pais e das crianças, já que agora os pequenos não estarão mais “grudados” nos papais ou membros da família o dia inteiro. Por inúmeras razões, chega a hora de cortar esse forte vínculo de apego e deixar as crianças explorarem o maravilhoso mundo do ensino infantil.

Um novo mundo inteiro se abrindo em frente aos olhos, incerteza do que encontrar pela frente. Todos nós vivemos algumas vezes momentos que geram essas sensações, o que dizer do início da vida escolar?

Antes das crianças realmente iniciarem as aulas, ocorrem várias etapas: escolher a escola, realizar visitas, formalizar a matrícula, dar início ao planejamento de uma nova rotina e claro, introduzi-los no processo de adaptação. Esse processo de adaptar a criança a um novo ambiente, com novas pessoas e diferentes atividades, é muito importante para que uma trajetória escolar mais saudável e prazerosa seja traçada.

Todos nós necessitamos de tempo para nos adaptarmos a novidades que ocorrem em nossas vidas, afinal, somos seres humanos: cheios de sentimentos, dúvidas e pensamentos.  Portanto, o processo de adaptação das crianças no ensino infantil é uma etapa primordial e hoje abordaremos de que maneira essa dinâmica ocorre na Cycle.

Na Cycle, a adaptação é feita de forma progressiva, com a participação de um responsável. Ter uma pessoa que se responsabilize por todo o período de adaptação da criança é fundamental para que a mesma se sinta confiante e tranquila.  É importante respeitar o tempo de cada uma até que se ajuste à nova rotina e se familiarize com o espaço e as pessoas. Normalmente, uma semana é necessária para que algum familiar acompanhe este processo, sendo que o tempo de permanência aumenta gradativamente durante este período.

Envolver a criança no processo, falar sobre a experiência que será vivida, conversar sobre a nova escola, falar o nome dos profissionais que a acompanharão e que com eles ela poderá sempre contar, além de relatar as possíveis brincadeiras que podem acontecer e a rotina, indicam uma previsibilidade e contribuem para que se sintam seguras com o que vai acontecer.

Durante este processo, quando fizer combinados com a criança, procure cumpri-los para que ela não se sinta “traída”. Caso tenha dito à criança que precisará sair e voltar em meia hora, volte em meia hora. Volte mesmo, não deixe de fazê-lo.

Se a criança demonstrar que quer levar um objeto de casa para a escola, deixe, pois pode ser importante para ela durante esse período de adaptação. Estes objetos transicionais ou de apego têm um significado especial, pois criam a ilusão de que a mãe ou a pessoa na qual investem afeto estão próximas, lhes proporcionando maior conforto emocional e segurança. Assim, podem auxiliar no processo de separação, por criar um campo de transição entre a casa e a escola.

O papel da família neste processo é fundamental, para transmitir segurança à criança, pois ela permanecerá por um período sem a presença deles. Falar de maneira segura para que a criança fique bem. As despedidas ainda podem ser difíceis, mas é importante ser firme e evitar que sejam longas. O processo de entrada da criança na escola pode gerar dúvidas, incertezas e sentimentos estranhos com os quais não estamos acostumados a lidar. Nestas situações procurar as professoras ou coordenação da escola, podem auxiliá-los quanto às dúvidas e a lidar com alguns destes sentimentos para compreender melhor todas estas mudanças.

Desta forma, esperamos fazer do período de adaptação um momento tranquilo para os pais e a criança, preparando-a para uma fase de muitas descobertas conosco aqui na Cycle International School.

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