Desenvolvimento cognitivo infantil: de que forma isso é trabalhado na sala de aula?

 

Apesar de cada criança aprender no seu próprio ritmo, as experiências vivenciadas na infância são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo infantil. 

Por esse motivo, é muito importante acompanhar suas descobertas e apoiá-las sempre que necessário para que tenham acesso a todo o aprendizado que possam absorver.

Esse acompanhamento pode ser feito na sala de aula e também em casa, e faz toda a diferença para os pequenos. A seguir, explicamos mais sobre o tema desenvolvimento cognitivo infantil. Para facilitar sua compreensão, nosso texto está dividido por tópicos:

  • Desenvolvimento cognitivo: o que é?
  • Quais são os estágios do desenvolvimento cognitivo infantil?
  • Como estimular o desenvolvimento cognitivo em casa ou na sala de aula?
  • Conclusão

Acompanhe nosso conteúdo até o fim!

Desenvolvimento cognitivo: o que é?

O desenvolvimento cognitivo é um termo que se refere ao modo como a cognição se desenvolve ao longo da vida.

Está relacionado à capacidade de aprender, armazenar conhecimentos e resolver problemas, além de usar o raciocínio lógico e as linguagens. 

Apesar de cada criança se desenvolver de um modo único, alguns estágios são típicos de determinadas idades e fáceis de reconhecer. Você vai perceber lendo o próximo tópico. 

Quais são os estágios do desenvolvimento cognitivo infantil?

Há uma série de abordagens sobre as fases do desenvolvimento cognitivo infantil, mas neste artigo vamos considerar as etapas defendidas por Jean Piaget. São elas:

  • Sensório-motor: segundo o Piaget, essa fase abrange os dois primeiros anos das crianças. É quando o bebê percebe o mundo por meio das sensações, vendo e tocando.

Nesse estágio, a criança aprende a diferenciar os objetos externos do seu próprio corpo e interage com questões práticas. Sua linguagem consiste em pronunciar sílabas e palavras-frase.

  • Pré-operatório: essa etapa, que vai dos dois aos sete anos, relaciona-se à capacidade que a criança adquire de se comunicar por meio da linguagem. É nesse período que ela aprende a relacionar as palavras aos seus significados.

É muito comum que crianças com essa idade se desentendam entre si, pois ainda não estão preparadas para se colocar no lugar do outro.

  • Operatório concreto: essa fase, que dura entre os sete e os 11 anos, é caracterizada pela busca por motivos, visto que a criança deseja compreender o mundo através de seus questionamentos. Nesse período, elas já conseguem relacionar causas e consequências.
  • Operatório formal: esse é o último estágio. Ele vai dos 11 anos à fase adulta sendo caracterizada por capacidades mais complexas, como a compreensão de questões subjetivas.

Nesse período, a criança consegue buscar soluções a partir da lógica, explicando e resolvendo problemas.

Leia também: 6 dicas para trabalhar a inteligência emocional da criança em casa

Como estimular o desenvolvimento cognitivo em casa ou na sala de aula?

Estimular o desenvolvimento cognitivo infantil é algo que pode ser feito na sala de aula e em casa. Confira algumas iniciativas que você pode ter para ajudar seu filho:

  • Incentive brincadeiras que envolvam concentração e raciocínio;
  • Não deixe a criança em frente à televisão durante muito tempo: proponha atividades ao ar livre;
  • Leia com seus filhos e converse sobre o conteúdo;
  • Apresente músicas que ensinem o alfabeto;
  • Incentive o aprendizado por meio da tecnologia, com um uso equilibrado dos aparelhos tecnológicos.

Conclusão

Lendo este artigo, você conheceu as fases do desenvolvimento cognitivo infantil e aprendeu como estimular as crianças na sala de aula ou em casa. Gostou do nosso conteúdo? Então, compartilhe este texto.  

 

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