6 dicas para trabalhar a inteligência emocional da criança em casa

 

A inteligência emocional é muito importante para as crianças não apenas durante a infância, mas ao longo de toda a sua vida. Por isso, é importante desde cedo prepará-las para desenvolver essa competência que irá torná-las mais saudáveis e felizes.

Se você é pai ou mãe de uma criança, já deve ter se questionado o que fazer para oferecer a melhor educação socioemocional e formar um adulto equilibrado. Pensando nisso, preparamos este artigo com algumas dicas que irão te ajudar nessa tarefa.

As orientações que vamos compartilhar neste conteúdo são:

  • Ensine seu filho a identificar seus sentimentos
  • É fundamental incentivar a criança a se expressar
  • Mostre como lidar com contrariedades
  • Seja empático
  • Respeite as emoções do seu filho 
  • Incentive a autonomia

Boa leitura!

  • Ensine seu filho a identificar seus sentimentos

Ter inteligência emocional é algo diretamente relacionado à capacidade de identificar e dar nome às emoções. 

Isso pode ser ensinado desde muito cedo por meio de exercícios lúdicos. Nesse sentido, uma dinâmica muito interessante é mostrar ilustrações ao seu filho, com personagens tristes, felizes e bravos e explicar o que cada um desses sentimentos significa.

Também é possível abordar esse assunto diante das próprias reações da criança, que em seu dia a dia terá motivos para sorrir e para chorar.

  • É fundamental incentivar a criança a se expressar

Assim como não identificar as emoções representa um problema, reprimir os sentimentos pode ser muito prejudicial para os pequenos. Por isso, se você deseja incentivar o desenvolvimento da inteligência emocional, incentive seu filho a expressar o que pensa e sente.

Para ter sucesso nesse objetivo, você deve transmitir confiança e mostrar que ele será acolhido. O esporte e as artes também são maneiras eficientes de estimular a expressão das emoções. 

  • Mostre como lidar com contrariedades

Os esportes também são úteis para aprender a lidar com contrariedades e desenvolver inteligência emocional

Praticando atividades esportivas, seu filho aprenderá que nem sempre é possível ganhar. Além disso, é fundamental que você o incentive a lidar com as perdas e frustrações, sem protegê-lo de tudo.

 

  • Seja empático

Ensinar seu filho a praticar a empatia é um modo de estimular sua inteligência emocional. Por isso, quando tiver a oportunidade ou sentir a necessidade, proponha a ele o exercício de se colocar no lugar dos amiguinhos.

 Mas lembre-se de que você também precisa ser empático. Isso porque crianças aprendem muito por meio do exemplo.

 

  • Respeite as emoções do seu filho

Entender os sentimentos do seu filho é um modo de demonstrar empatia e respeito pela criança. Por isso, quando ele se sentir frustrado ou com raiva, não se irrite nem se afaste. Acolha-o e mostre que se importa.

 

  • Incentive a autonomia

Estimular a autonomia é necessário se você quer que seu filho tenha inteligência emocional. Sendo assim, deixe ele dar alguns “passos” sozinhos e, dessa forma, conquistar mais amadurecimento.

Resumindo

A inteligência emocional de uma pessoa começa na infância, e pequenos atos, como:  ser empático, respeitar as emoções da criança e ensiná-la a lidar com contrariedades é o caminho para torná-la um adulto responsável emocionalmente com os seus próprios sentimentos e com o das pessoas que a cercam. 

Gostou do nosso texto sobre inteligência emocional infantil? Então, compartilhe com alguém que possa se interessar pelo tema. 

 

 

Compartilhe isso :