A fase dos “porquês” e sua importância para educação

Porque os dentes caem? Porque eu sinto sono? Porque precisamos aprender matemática? Algumas dessas perguntas são bem comuns quando se tem filhos em casa e elas são essenciais para o desenvolvimento dos pequenos. Nessa fase a curiosidade infantil deve ser estimulada dentro e fora da escola. Ela é uma aliada e tanto para o desenvolvimento educacional e cultural dos pequenos. A busca pelas respostas aguçam o saber e os ajudam a compreender melhor o mundo que os cerca.

Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia a curiosidade típica de crianças consegue preparar o cérebro para o aprendizado. Para os pesquisadores as perguntas triviais fazem com que  o cérebro associe com maior facilidade informações.

A curiosidade consegue ativar uma área essencial no cérebro das crianças,  o hipocampo região responsável pela criação das memórias e que também está conectada com região cerebral do prazer e recompensa.

Para facilitar o aprendizado, a escola infantil deve contar com professores capacitados e que conseguiam despertar a curiosidade dos pequenos, tornando a experiência gratificante.

“A escola bilíngueé um local de descoberta que consegue integrar o conhecimento. Num ambiente como esse, as docentes são mediadores que auxiliam os pequenos na construção de conhecimento”, explicaJacqueline Magalhães, assessora pedagógica.

Na Cycle os pequenos assumem o papel de protagonistas em seu próprio aprendizado. Dessa maneira as professoras assumem o papel de mediadoras convidando os alunos a participarem de atividades que consigam despertar sua curiosidade e por consequência fixar melhor o aprendizado.

Juntamente com a família a escola pode criar um ambiente favorável para o enriquecimento dos pequenos tornando o aprendizado mais prazeroso e muito vantajoso para a vida acadêmica dessas crianças.

Conheça a Cycle School, uma das melhores escolas particulares Santo André

Compartilhe isso :