Você já parou para pensar na importância da educação infantil nos primeiros anos do seu filho(a)?
O primeiro contato da criança com a experiência escolar acontece entre 2 e 5 anos de idade. Proporcionando então, o desenvolvimento integral dela em muitas áreas, como física, psicológica, intelectual e socialmente.
É por essa razão que é muito importante compreender que esse período escolar tem um impacto muito grande no que diz respeito ao crescimento da criança e nesse sentido, uma boa escola é um fator de suma importância, visto que ela tem a capacidade de contribuir significativamente na vida do aluno em muitos aspectos.
Qual a importância da educação na primeira infância?
É comum que muitos pais acreditem que a criança é incapaz de compreender de fato, o que acontece durante seus primeiros anos, ou que isso não irá influenciá-la nos anos seguintes, mas a verdade é que especialistas apontam que as experiências ocorridas nesse período possuem grande impacto sobre o desenvolvimento do indivíduo.
Afinal, quanto mais favoráveis forem as condições para o desenvolvimento do seu filho durante a primeira infância, maiores serão as chances dele alcançar seu pleno potencial ao longo das fases seguintes, chegando na vida adulta.
Desse modo, a escola acaba sendo um diferencial pelo fato de poder contribuir consideravelmente em sua jornada, oferecendo melhores condições de progresso e crescimento.
Importância da educação infantil: 2 razões para matricular o seu filho na primeira infância
Comportamento, organização e rotina
A criança que tem acesso à educação infantil desde cedo costuma ter facilidade no que diz respeito ao comportamento dentro e fora de sala de aula. Por outro lado, é comum que aqueles que não tiveram a oportunidade de frequentar a Educação Infantil e seguiram diretamente para o primeiro ano do Ensino Fundamental, possam ter dificuldades de adaptação, principalmente com relação à rotina e comportamento.
A razão disso, é que acaba havendo um grande choque entre a liberdade que tinha em casa e as regras que existem dentro do ambiente escolar. Isso pode afetar a relação do estudo e aprendizado, pelo fato da escola passar a ser associada com algo ruim ou chato.
Mas aqueles que passam tempo entre a casa e a escola desde seus primeiros anos, acabam respondendo melhor ao processo, pelo fato de que sua transição ocorre de forma mais sutil.
Socialização
Outro fator que demonstra a grande importância da educação infantil é a habilidade social.
Pessoas que têm oportunidades de desenvolver as suas habilidades sociais em ambientes de interação e troca de conhecimentos, trazem maior facilidade na comunicação, melhor capacidade para trabalho em equipe e costumam encarar os obstáculos de modo leve e seguro.
Isso significa que os pais que desejam que seus filhos tenham habilidades nesse aspecto, precisam se lembrar que existe uma importância da educação em seus primeiros anos muito significativa.
Além disso, a criança que frequenta a escola na primeira infância, além de se comunicar com maior facilidade, conhece novas pessoas, divide os seus brinquedos e aprende a interagir com seu professor de modo muito mais tranquilo. Ainda que essas situações pareçam corriqueiras, elas têm o potencial de despertar traços importantes de habilidades sociais que farão diferença na vida futura.
Conclusão
Existem inúmeros exemplos que nos mostram a importância da educação na primeira infância.
Contudo, é preciso analisar com atenção a instituição escolhida para o seu filho(a).
Lembre-se que a escola precisa não apenas oferecer um ensino de qualidade, mas ser alinhada com os valores da sua família.
Para isso, é essencial avaliar a Proposta Pedagógica da instituição.
Ao contrário do que muitos pensam, a Educação Infantil não é apenas uma saída para os pais que não conseguem conciliar o trabalho com o cuidado dos filhos em algum período do dia, mas sim uma excelente forma de contribuir para o bom desenvolvimento pessoal e social da criança, aprimorando suas habilidades cognitivas, sociais e motoras, além de contribuir na construção de seu senso moral desde os primeiros anos.