A inovação do ensino pelo aprendizado através das Inteligências Múltiplas

Inteligências naturalistas trabalhadas em crianças plantando.

Cada indivíduo possui um conjunto de inteligências e habilidades, que são desenvolvidas ao longo das suas trajetórias de aprendizado. Nessa perspectiva, o psicólogo Howard Gardner desenvolveu o conceito de inteligências múltiplas. 

Partindo da ideia de que a inteligência não é algo universal, trata de dar valor, no ensino, à sua multiplicidade entre crianças e adolescentes. 

Segundo Gardner, um indivíduo não possui um tipo único de inteligência, mas distintos graus de cada um de seus tipos. 

Gardner foi responsável, através do seu modelo, por substituir o paradigma unidimensional pelo multidimensional, conforme pesquisa

O ensino é baseado na ideia de que as inteligências múltiplas, portanto, se desenvolvem levando em conta os talentos individuais de cada criança e adolescente. 

A partir desse conceito, verifica-se que há oito tipos de inteligências múltiplas. E você conhecerá cada um deles a seguir.

As inteligências não operam de modo isolado, sendo comum que um indivíduo possua mais de uma delas.

Os 8 tipos de inteligências múltiplas

São poucas as pessoas que apresentam diversas inteligências desenvolvidas. Normalmente, um indivíduo possui uma ou duas inteligências que se destacam mais. 

Alguns já nascem com certas inteligências desenvolvidas, mas ao longo da vida, é possível adquirir outras. Os estímulos recebidos e o ambiente social são determinantes para isso.

Confira, agora, quais são os oito tipos de inteligência:

Interpessoais

Inteligências interpessoais desenvolvidas com criança em pé, apresentando atividade para colegas sentadas.
Inteligências interpessoais e as atividades em grupo.

Pode ser percebida em pessoas capazes de compreender as demais. Em geral, manifesta-se na excelente capacidade de comunicação e persuasão.

A ideia de “interpessoalidade” se liga, exatamente, à facilidade de lidar com todos à sua volta. Pode-se perceber, individualmente, em crianças e adolescentes com grande capacidade de socialização.

Trata-se de uma dimensão bastante humanizada da inteligência, uma vez que pessoas dotadas de inteligências interpessoais, geralmente, possuem aptidão para a liderança. Em sala de aula, uma boa forma de desenvolvê-las é propor atividades em grupo.

Intrapessoais

As inteligências intrapessoais dizem respeito à capacidade latente de investigar as próprias questões. Materializa-se, assim, na habilidade de compreender as próprias ideias.

Menos visualizável do que as demais inteligências, ela pode se manifestar em expressões artísticas em crianças e adolescentes, como escrita, música e artes plásticas. 
O incentivo às atividades artísticas é um interessante modo de trabalhar a aptidão para inteligências interpessoais.

As inteligências múltiplas anteriores são bastante subjetivas.

Inteligências Linguísticas

Relaciona-se diretamente com a capacidade de comunicação. Nesse tipo de inteligência, o aprendizado de línguas costuma ser mais fluido.  

As inteligências linguísticas são bem fáceis de serem notadas. Individualmente, está presente em indivíduos com grande poder de leitura, que se sentem mais aptos à escrita e à comunicação oral.

Promover o contato permanente com a leitura é um modo positivo de se identificar crianças e adolescentes dotados de inteligências linguísticas.

Inteligências lógico-matemáticas

Esse tipo particular de inteligência tem relação com a habilidade para apreensão de conceitos matemáticos. É comum em indivíduos que desenvolvem raciocínio sistemático.

Nos indivíduos, elas podem ser percebidas em pessoas que formulam as questões de modo prático, recorrendo a cálculos e apresentando argumentos de modo categorizado.

Além das atividades que envolvam cálculos, brincadeiras que incentivam a resolução de problemas de modo prático é um meio para se reconhecer esse tipo de inteligência.
A imagem abaixo apresenta um exemplo de como a inteligência lógico-matemática se manifesta,  valendo observar a relação da aluna com os números:

Inteligências lógico-matemáticas em criança fazendo cálculo no computador.
Inteligências lógico-matemáticas no aprendizado dos números.

Inteligências espaciais

Como o próprio nome indica, essa modalidade de inteligência se mostra na capacidade de compreensão aguda do universo espacial e visual.

Em termos profissionais, essas inteligências indicam aptidão, por exemplo, às carreiras de design, arquitetura e artes visuais.

Crianças e adolescentes costumam gostar bastante de atividades que envolvam o contato com o mundo externo, através do uso de brinquedos e atividades fora da sala de aula.

Inteligências múltiplas naturalistas

Inteligências naturalistas trabalhadas em crianças plantando.
O contato com o mundo externo é importante para as inteligências naturalistas.

A capacidade de entender sistemas naturais é uma característica das inteligências naturalistas. Desenvolve-se, em geral, no contato com animais e plantas.

A facilidade com noções de geografia e geologia é uma marca da manifestação individual desse tipo de inteligência.

Assim, uma boa forma de buscar perceber as inteligências naturalistas em crianças e adolescentes é propor atividades em contato com a natureza.

Inteligências musicais

Como nomenclatura auto-explicativa, essa inteligência é percebida por meio da maior sensibilidade do indivíduo para o mundo dos sons

Por exemplo, diz respeito à capacidade de acompanhar ritmos, reconhecer melodias e identificar notas musicais. A aptidão da criança para reconhecer e separar sons é um exemplo dessa inteligência.

Incentivo à música em sala de aula é um jeito interessante de tentar reconhecer esse tipo de inteligência, assim como a explicação de matérias por meio de canções ritmadas.

Inteligências cinestéticas

Normalmente, podem ser entendidas como “inteligência corporal”. Através do uso do corpo, mostra-se na coordenação motora da criança e do adolescente.

Muito presentes em dançarinos e atletas, as inteligências cinestésicas são percebidas na grande capacidade que o indivíduo tem de utilizar o corpo como instrumento de expressão.

Na escola, o estímulo às atividades físicas (esportes e dança, por exemplo) é fundamental para se buscar identificar as inteligências cinestéticas presentes nos alunos.

As inteligências múltiplas auxiliam o ensino e aprendizado. A educação baseada nesse contexto não se limita a tratar a inteligência como um fenômeno único. Além disso, valoriza a diversidade entre as crianças e adolescentes.

No ensino, elaborar um modelo de aprendizado baseado nas inteligências múltiplas passa por procurar, constantemente, reconhecer as diferentes aptidões dos alunos e alunas.

A melhor forma de desenvolvê-lo é promover uma educação individualizada. Sabendo, também, que cada criança e adolescente pode manifestar mais de um tipo de inteligência.

O aprendizado, assim, vai além da simples assimilação de conceitos. Passa pelo incentivo ao lúdico, à descoberta e à interação entre alunos e alunas.

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