A cada dia que passa, mais e mais pessoas se interessam por diferentes línguas, e por isso, alguns questionamentos, como por exemplo, o que é uma pessoa políglota, começaram a surgir na atualidade. Visando esta dúvida em específico, nós da equipe Cycle School resolvemos separar e disponibilizar todas as informações que conseguem explicá-la.
Mas afinal, o que é uma pessoa poliglota?
De maneira geral, podemos dizer que a palavra poliglota em si se refere a uma pessoa que fala muitas línguas. Para quem não sabe, tal palavra possui origem grega, sendo uma curiosidade bem interessante da mesma.
Para poder ser considerada uma pessoa políglota, é necessário dominar e falar fluentemente diversos idiomas, tendo conhecimentos necessários para conseguir ler, escrever, falar e até mesmo compreender eles.
Também vale dizer que a palavra poliglota não é a única existente para se referir a estas pessoas, já que os termos: plurilingues ou multilíngues também foram desenvolvidos para se referir às pessoas que dominam diversos idiomas. Com isso, podemos afirmar que você já sabe o que é uma pessoa políglota, porém, não basta saber somente a definição, também é necessário saber as principais características e como se tornar um poliglota, portanto, continue se atentando às informações abaixo.
Mas a partir de quantas línguas uma pessoa pode ser considerada como poliglota?
Uma das principais dúvidas que existem em relação às pessoas políticas, a qual você também deve ter desenvolvido até o atual momento, é em relação a quantidade de línguas que a pessoa deve saber para poder ser considerada como poliglota.
Bom, quando uma pessoa consegue dominar dois idiomas, dizemos que ela é bilíngue. Quando uma pessoa domina três idiomas, podemos dizer que ela é uma pessoa trilíngue. E por fim, quando uma pessoa domina quatro ou mais idiomas, dizemos que ela é uma pessoa poliglota.
Ou seja, para você poder ser considerado como poliglota, é fundamental que você domine completamente 4 idiomas distintos. Algo que muitas pessoas não sabem, é que a língua nativa também entra nesta contagem, ou seja, além do portugues, você precisaria dominar outras 3 línguas para ser considerado poliglota.
Após descobrirem tal característica das pessoas poliglotas, grande parte da população acaba crendo que existem pouquíssimos poliglotas em meio ao mundo, já que é extremamente difícil dominar 2 idiomas, imagine 4 ou mais, certo? Porém, diversas pesquisas e estudos já mostraram que, após aprender o 2° idioma, todos os demais acabam se tornando mais práticos e fáceis.
Além disso, também podemos citar uma grande diversidade de pessoas políglotas que são mundialmente conhecidas na história, como por exemplo: o papa João Paulo II, Dom Pedro II, J.R.R. Tolkien (autor do Senhor dos Anéis), entre outros.
O que é uma pessoa poliglota: 3 dicas para você se tornar um poliglota!
Com isso, finalmente chegou o momento em que falaremos como você pode se tornar uma pessoa políglota. Vale dizer que, com estudo e dedicação, na atualidade qualquer pessoa consegue se tornar um poliglota, basta seguir as seguintes dicas:
Escolher as línguas
Algo que pouquíssimas pessoas sabem, é que fora no Brasil, muitos países apresentam a cultura de falar naturalmente mais de uma língua, como por exemplo no Canadá, onde falam inglês e francês.
Contudo, isso não pode lhe afetar de alguma maneira. Para iniciar a sua trajetória em busca de se tornar poliglota, você deverá escolher as línguas que deseja aprender.
Estudar as línguas
Após decidir quais serão as línguas, chegou o momento em que você começará a estudar as mesmas. Algo que você deve se atentar é que é completamente comum errarmos enquanto estamos aprendendo, e na realidade, nossos erros existem para nos auxiliar a aprender posteriormente, portanto, não fique abalado com os erros.
Torne-se fluente
Após ter um conhecimento significativo sobre as línguas escolhidas, você deverá ir atrás de se tornar fluente, um objetivo que acaba sendo mais complicado, entretanto, nada impossível. Para conseguir se tornar fluente, recomendamos que você pratique o idioma durante diferentes momentos e situações da sua rotina.
Com isso, após se tornar fluente nas 3 línguas escolhidas, podemos dizer que você conseguiu se tornar uma pessoa políglota. Assim, podemos afirmar que você já sabe de tudo que diz respeito a o que é uma pessoa políglota.