Aprender a dialogar é de suma importância na infância. Quando incentivado, o dialogo ajuda as crianças a defenderem seus pontos de vista, assim como a entender diferentes opiniões e como se expressarem de maneira adequada.
Os benefícios do diálogo são vistos a longo prazo e também auxiliam nas questões apresentadas na infância.
Como exercitar o dialogo na infância?
O diálogo requer paciência e atenção para encontrar o equilíbrio entre as vontades e as necessidades dos pais e dos filhos. É importante tanto ensinar a expor suas questões de maneira calma, educada e sem exaltação, quanto demonstrar essas habilidades.
Criar um ambiente em que os pequenos se sintam a vontade para expor seus desejos, seus sentimentos, suas angústias e seus problemas não só auxilia na criação de um forte laço familiar, com o incentivo do diálogo e de uma educação mais benéfica, mas também auxilia nas habilidades emocionais da criança e na maneira em que elas veem o mundo e enfrentam os problemas e as dúvidas do dia a dia.
É importante que as crianças tenham esse espaço de diálogo na escola, ambiente em que os primeiros laços fora do vínculo familiar se criam e onde a maior parte dos embates por opiniões diversas acontece, seja por coisas simples no começo da infância como dividir os brinquedos ou por questões diversas posteriormente.
Um bom diálogo é capaz de resolver conflitos sem a necessidade de brigas e bate-bocas, o que se mostra tão importante na hora de educar uma criança para que, no futuro, ela resolva desse mesmo jeito os problemas futuros em sua vida adulta.
Como dissemos em outro artigo, sobre a importância do diálogo na infância, ensinar as crianças a escutarem os colocam a um passo importante para o diálogo, já que ele nasce na escuta e no respeito pelas opiniões diferentes.
É importante para as resoluções dos problemas na infância que as crianças sejam colocadas em papel de voz ativa, falando sobre o que sentem e o que as incomodam, para a construção de um relacionamento saudável entre as duas partes, seja no ambiente familiar ou escolar delas.
Em longo prazo, esses benefícios adquiridos pelas resoluções dos problemas no diálogo vão aparecendo e para que seja aproveitado ao máximo, é importante que seja criado e incentivado essa relação natural com o diálogo tanto dentro de casa com as relações familiares, quanto nas escolas.