Em um mundo cada vez mais globalizado falar um segundo idioma é um diferencial para o mercado de trabalho. Pais e responsáveis podem ter uma série de dúvidas na hora de procurar uma escola infantil bilíngue. Aprender um segundo idioma traz uma série de benefícios para as crianças, entre eles o aprimoramento da memória e o desenvolvimentodo vocabulário dos pequenos.
A Cycle International School separou as dúvidas mais comuns quando o assunto é aprendizado bilíngue na educação infantil:
1. Qual a idade certa para as crianças aprendem uma segunda língua?
Para estudiosos não existe um idade limite para que se possa começar a aprender um segundo idioma. Mas quanto mais cedo a crianças tiver contanto com outro idioma, mas natural será seu aprendizado. Durante a primeira infância os músculos faciais estão em desenvolvimento, sendo assim a pronuncia e fluência é próxima a de nativos.
2. Aprender um segundo idioma não confunde as crianças?
No começo do aprendizado é comum que os pequenos troquem letras, misturem as duas línguas, mas isso é comum tanto no ensino monolíngue, como no bilíngue e faz parte do processo educacional. Os erros gramaticais cometidos tendem a não aumentar conforme a criança se familiariza mais com o idioma. Aqui na escola infantil bilíngue Cycle os pequenos aprendem inglês desde o berçário, mas só falam o segundo idioma quando se sentirem confortáveis e seguros.
3. Pais monoglotas podem matricular os filhos em uma escola infantil bilíngue?
Sim. Essa é uma dúvida bem comum.Pais e responsáveis muitas vezes acham que os pequenos não vão aproveitar ao máximo o aprendizado, já que em casa eles não terão com quem praticar o segundo idioma. Mas essa afirmação não é verdadeira. Pais monoglotas podem matricular seus filhos em uma escola infantil bilíngue sem receio.
Pais e responsáveis com crianças bilíngues podem ter mais contato com o segundo idioma. Essas famílias podem praticar o segundo idioma em casa de maneiras diferentes, como por exemplo, assistindo desenhos, séries ou programas de TV em inglês. Com o avanço da tecnologia é possível também que os pequenos possam
ter contato com nativos naquele idioma como o auxílio de aplicativos e com supervisão de seus pais.
4. Como é a alfabetização?
A Cycle International Schoolé uma escola infantil bilíngue onde as crianças são alfabetizadas tanto em português, como em inglês. A língua materna não é deixada de lado e os pequenos são convidados a conhecer melhor e mais sobre sua língua e cultura brasileira.
5. Qual a diferença entre uma escola infantil bilíngue e cursos de idioma?
As diferenças entre a educação infantil bilíngue e uma instituição tradicional de ensino de idioma é significativa.
Durante a educação infantil os pequenos são expostos de forma constante ao segundo idioma, praticando-o de maneira mais natural durante as aulas e até mesmo nos corredores da escola. Já em uma escola de idiomas crianças, jovens e adultos simulam situações do cotidiano dentro de salas de aulas.
Na escola infantil bilíngue os pequenos conseguem aprender o segundo idioma de maneira mais natural e lúdica.
6 – Como escolher uma escola infantil bilíngue?
Com a globalização o número de escolas infantis bilíngues aumentou no Brasil.Mas para escolher é necessário levar em consideração alguns aspectos. Procure sempre saber qual a e a metodologia de ensino empregada pela escola. A infraestrutura também deve ser levada em consideração na hora da escolha.
A Cyle International School possui metodologia de ensino diferenciada focada no aprendizado pelaexperiência. Na escola infantil bilíngue as especificidades de cada aluno também são levadas em consideração, o pequenos contam também com ambientes planejados para cada faixa etária.
Visando melhorar ainda mais o ensino a Cycle School firmou parceria com a Uno Educação. Dessa maneira seus alunos contam com material didático totalmente digital, aulas interativas com uso de iPads e até mesmo realizar videoconferências com escolas parceiras.
Conheça a Cycle School, uma das melhores escolas particulares no ABC.
Veja mais: Uno Educacional | Fotos de escola Infantil | Berçário particular