A primeira infância é um momento de inúmeros descobrimentos para as crianças. Entre as atividades que são essenciais durante o desenvolvimento infantil está o ato de desenhar. Ele é visto como umas das principais atividades na educação infantil. Por meio dele os pequenos começam a expressar seus sentimentos e pensamentos.
Os desenhos na educação infantil conseguem trabalhar a coordenação motora, organização de pensamentos e até mesmo a construção de espaço, sendo fundamental para a formação das crianças. Para pedagogos, desenhar é uma forma de se comunicar na primeira infância, mesmo quando os desenhos só podem ser compreendidos pelas crianças.
A interpretação de desenhos feitos pelas crianças pode ajudar profissionais e pais a entenderem melhor o estado psicológico dos pequenos. Os desenhos feitos apresentam certa evolução com o passar da idade e podem ser separados em quatro fases, sendo elas:
• 0 até 3 anos de idade:o primeiro contato das crianças com o desenho se dá por meio de rabiscos, mas que expressam a curiosidade para novas descobertas. Essa fase é conhecida por especialistas como “garatuja”.
• 3 até 6 anos de idade:nesse período os traços ganham forma e os pequenos conseguem reproduzir a realidade que os cerca. Durante essa fase as crianças dão prioridade para desenhos de formas humanas que representam seus pais, coleguinhas e professores.
• 6 até 10 anos de idade:com a capacidade motora em desenvolvimento os pequenos conseguem produzir desenhos ricos em detalhes e que geralmente refletem seu estados emocional.
Segundo Louis Cornam psiquiatra francês e criador da teoria “Teste do Desenho”, pais e professores podem analisar as criações dos pequenos com o objetivo de compreender melhor as crianças. Para isso é necessário se atentar em alguns aspectos, sendo eles:
• Posicionamento: desenhos feitos na parte superior do papel podem estar relacionados com intelecto, curiosidade e até mesmo a imaginação. Já aqueles localizados na parte inferior significam necessidades materiais e físicas dos pequenos. Desenhos centralizados representam o momento atual na vida das crianças e sendo uns dos aspectos mais utilizados para a interpretação de desenhos.
• Dimensões:formas grandes significam a segurança das crianças. Já as formas pequenas geralmente são desenhadas por aqueles que anseiam por mais espaço.
• Traços: Crianças inseguras ou impulsivas realizam desenhos com traços apagados e falhos. Já as autoconfiantes possuem o traço contínuo.
Vale a pena lembrar que a interpretação de desenho deve ser realizada por um profissional qualificado para que possa auxiliar corretamente os pais ou responsáveis. O desenho na infância tem sua importância, porém não pode ser o único método utilizado para entender os pequenos. A atividade deve acontecer de forma espontânea e a interpretação de desenho pode levar em conta aspectos técnicos, como, escolha de lápis de ponta fina e grossa ou giz de cera.
Estudiosos afirmam que os símbolos também são levados em consideração na hora da interpretação de desenhos, já que linhas e círculos denotam a felicidade dos pequenos.
Na Cycle os alunos possuem grade curricular diferenciada focada no aprendizado por experiência. Em um ambiente como esse, os desenhos e brincadeiras lúdicas fazem parte do cotidiano das crianças, tornando o aprendizado mais prazeroso.
Conheça a Cycle School, uma das melhores escola infantil Santo André
Veja mais: Horta na escola | Escolas particulares Santo André | Escola infantil Santo André