Durante a infância das crianças é comum surgir um momento em que os pais ficam em dúvida se devem ou não matricular os pequenos na educação infantil. Por necessidade, muitas famílias levam as crianças para a escola desde o berçário, porém há pais que ainda conseguem manter a criação das crianças exclusivamente em casa.
Apesar disso, é importante ressaltar que, manter as crianças somente no mesmo núcleo social (com a família nesse caso) pode atrasar o desenvolvimento de algumas habilidades sociais e as consequências disso são: timidez excessiva, dificuldade de socialização, ausência de habilidades cognitivas (que podem ser adquiridas na escola), falta de autonomia, entre outros problemas.
Isso não quer dizer que é “proibido” manter os pequenos em casa, apenas que levá-los a escola desde a educação infantil ajuda a promover um desenvolvimento muito mais benéfico e proveitoso. Portanto, explicaremos nesse artigo qual a idade ideal para matricular as crianças na escola e de que forma isso pode ajudá-las a se desenvolverem e viverem uma infância mais leve e divertida.
CORTE ETÁRIO ESCOLAR
De acordo com o Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação e com a Câmara de Educação Básica, torna-se obrigatório a matrícula de crianças a partir dos 4 anos de idade (completados até 31 de março do ano que a matrícula for realizada) na pré-escola. Caso a criança não complete 4 anos até a data estipulada, deve ser matriculada na creche.
Através dessa obrigatoriedade, o governo garante que as famílias matriculem as crianças na escola e permitam que as mesmas tenham acesso a educação primária.
COMO A EDUCAÇÃO INFANTIL OCORRE NA CYCLE?
Como comentado acima, o governo estipula obrigatoriedade do ensino infantil a partir dos 4 anos, porém não significa que a família não possa matricular as crianças na escola antes dessa idade. Nas instituições públicas, quando os pequenos têm idade inferior a 4 anos, são matriculados na creche, porém nas escolas privadas a divisão pode ser feita de maneira diferente.
Na Cycle, a educação infantil é dividida em 5 turmas de acordo com a idade:
-K1: crianças de 1 ano
-K2: crianças de 2 anos
-K3: crianças de 3 anos
-K4: crianças de 4 anos
-K5: crianças de 5 anos
A sigla “K” vem da palavra em inglês kindergarten que pode ser traduzido como “jardim de infância”, os primeiros anos da escola. Já os números que acompanham a letra, correspondem a idade das crianças que irão fazer parte daquela turma, levando em consideração o corte etário escolar.
O objetivo de colocar apenas crianças da mesma faixa etária na mesma turma, é justamente promover maior desenvolvimento de cada aluno presente. Cada fase do desenvolvimento infantil possui seus marcos de descobertas, aprendizados e aprimoramento de capacidades. Dessa forma, alinhar as idades em cada turma, possibilita a criação de um plano pedagógico adequado pelas professoras.
A idade ideal para matricular as crianças na escola na verdade não existe e vai depender das necessidades de cada família. Se os pais puderem e optarem por manterem os filhos em casa até os 4 anos, não há problema algum, mas também se necessitarem, por quais sejam os motivos, que os pequenos frequentam alguma instituição antes desse período, é completamente normal.
É importante ressaltar que o ensino infantil trás muitos benefícios para as crianças e que os pais podem perder o medo de enviar os pequenos para a escola. A educação infantil proporciona: autonomia, desenvolvimento de capacidades motoras, intelectuais e comportamentais, além de contribuir com a socialização e criação de vínculos com outras pessoas.
É claro que a escolha da escola deve ser feita com cautela, afinal é o ambiente que os pequenos irão ficar uma boa parte do tempo e deve ser seguro, acolhedor e competente.
Ficou interessado sobre o ensino infantil na Cycle? Confira nossa proposta pedagógica.